Organizado pelo Observatório de Favelas, através do Galpão Bela Maré, o evento promete um dia inteiro de atividades culturais e artísticas para todos os públicos.
Por Fabí Márins
Foto: Thaís Valêncio
O Festival Brasil: Avenida de Possibilidades chega ao seu encerramento neste sábado, dia 2, com uma programação diversificada que celebra a história e a arte da Avenida Brasil, a maior via expressa do Brasil. Organizado pelo Observatório de Favelas, através do Galpão Bela Maré, o evento promete um dia inteiro de atividades culturais e artísticas para todos os públicos.
Aqui está um resumo do que está planejado:
Programação:
1. Aula Passeio: O dia começa com uma aula passeio em ônibus pela Avenida Brasil, percorrendo o trecho da passarela 03 à 30. Durante o trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer as potencialidades históricas, arquitetônicas, políticas, artísticas e sociais da Avenida, com mediação especializada.
2. Seminário: A partir das 14 horas, no Galpão Bela Maré, será realizado o Seminário “Histórias, Estéticas e Possibilidades de Futuro da Avenida Brasil”. Dividido em dois painéis, o evento contará com a participação de especialistas, pesquisadores, artistas e público em geral para discutir o passado, presente e futuro da Avenida Brasil.
3. Show da Banda Os Garotin: Para encerrar a programação com chave de ouro, o Galpão Bela Maré receberá um pocket show da banda Os Garotin, conhecida por sua sonoridade única que mescla samba, soul, funk, R&B e black music.
O Festival Brasil: Avenida de Possibilidades aconteceu entre novembro de 2023 e março de 2024, com o objetivo de promover diversos diálogos sobre a Avenida Brasil sob uma perspectiva artística e cultural. O evento contou com exposições, intervenções artísticas, programação educativa e ações como a aula passeio e o Seminário, buscando explorar as potencialidades da maior via expressa do país.
O Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Fundado em 2001, o Observatório dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade.
O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas em parceria com a Automatica, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais. Inaugurado em 2011, o Galpão é uma referência na cidade do Rio de Janeiro para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.
Encerramento Festival Brasil: Avenida de Possibilidades
Data: Sábado, 02 de março
Aula Passeio – A partir das 10h
Seminário – A partir de 14h
Show – A partir de 18h
Local: Galpão Bela Maré – Rua Bitencourt Sampaio, 169 – Maré.
Entrada Gratuita
E aí, bora nessa?
Rio+Agro 2025: sustentabilidade, inovação e negócios marcam o encontro no Rio de Janeiro
Em outubro, a Feira Toblu fará sua edição solidária
