Por Carine Sampaio

Na tarde de sexta-feira, 28 de novembro, a Cidade do Samba, localizada na Gamboa, Zona Portuária do Rio, se transformou em um verdadeiro palco de magia e tradição para dar início aos mini-desfiles do Grupo Especial. A festa, que celebrou o Dia Nacional do Samba e serviu como um esquenta para o Carnaval 2026, reuniu as escolas Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira em uma exibição de talento e emoção, encantando a plateia com o brilho de suas baterias, alas e enredos poderosos.

Acadêmicos de Niterói: O Começo de Uma Grande Jornada

A primeira escola a se apresentar foi a Acadêmicos de Niterói, que trouxe à Cidade do Samba um vislumbre do que promete para o Carnaval 2026. Com seu casal de mestre-sala e porta-bandeira, musas e ritmistas da Cadência de Niterói, sob a batuta de Mestre Branco Ribeiro, a agremiação deu uma palinha do enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o Operário do Brasil”. Com uma energia contagiante, a rainha de bateria, Vanessa Rangeli, sambou com a garra e o brilho de uma verdadeira estrela. A escola trouxe elementos simbólicos, como fantasias que rememoram o trabalho, celebrando a força do operário brasileiro. O desfile foi um aperitivo para o que será mostrado no sambódromo no próximo carnaval, quando a Acadêmicos de Niterói abrirá a avenida no domingo, 15 de fevereiro.

Acadêmicos de Niterói – Créditos: Thaís Brum/Rio Carnaval

Imperatriz Leopoldinense: Energia e Carisma em Cada Passo

Logo em seguida, a Imperatriz Leopoldinense deu o tom de sua apresentação com um desfile de pura energia e carisma, comandado pela rainha de bateria, Iza, que conquistou a plateia com sua beleza e presença de palco. A agremiação rendeu homenagens ao cantor e ícone Ney Matogrosso, que será o tema do enredo de 2026: “Camaleônico”. Sob o comando de seu mestre de bateria, Luiz Alberto Lolo, e com as cores vibrantes da escola estampadas nas fantasias e figurinos, a Imperatriz transmitiu toda a autenticidade e o poder de seu samba, fazendo jus ao nome de sua “Rainha de Ramos”.

Imperatriz Leopoldinense – Créditos: Thaís Brum/Rio Carnaval

Portela: O Encanto de Madureira Invade a Cidade do Samba

A terceira escola a cruzar a avenida foi a Portela, que mais uma vez mostrou a força e o peso de sua tradição. Sob o comando de sua rainha de bateria, Bianca Monteiro, e com a batuta do mestre Vitinho, a Águia de Madureira fez a Gamboa ferver com seu samba inconfundível. O enredo “O Mistério do Príncipe do Bará” promete ser um dos grandes destaques do Carnaval 2026, e a escola não deixou a desejar ao trazer à Cidade do Samba uma parte dessa grande história. A energia da comunidade portelense estava evidente, e o desfile, com sua bateria potente e o desfile de fantasias deslumbrantes, foi um lembrete de porque a Portela continua sendo uma das escolas mais amadas e respeitadas do Rio de Janeiro.

Portela – Créditos: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

Mangueira: A Tradição que Encanta o Rio de Janeiro

Mangueira, a Rainha Evelyn Bastos – Créditos: Thaís Brum/Rio Carnaval

Encerrando o primeiro dia de mini-desfiles, a Mangueira fez jus à sua tradição com um desfile que celebrou a essência do samba carioca. A rainha de bateria, Evelyn Basttos, desfilou com todo o charme e a exuberância que a caracteriza, e a escola não poupou esforços para emocionar e encantar o público. O enredo de 2026, “Mestre Sacaca do encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”, promete trazer à tona a história do amapaense Raimundo dos Santos Souza, e a Mangueira deu um gostinho do que virá com uma performance que misturou a grandiosidade do samba com a importância de preservar a memória dos nossos mestres e saberes tradicionais.

O Esquenta do Carnaval: Shows e Celebrações ao Som de Mumuzinho

Além dos desfiles, o evento contou com a participação do cantor Mumuzinho, que fez a alegria da plateia com uma apresentação animada, repleta de sucessos do samba. O artista, conhecido por sua voz marcante, esbanjou talento e empolgação, cantando hits como “Estonteante” e “Não Quero Despedida”. A apresentação de Mumuzinho foi uma celebração do samba em todas as suas formas, trazendo ainda mais energia ao primeiro dia da programação da Cidade do Samba. Os Puxadores do Samba também marcaram presença, animando os participantes com o ritmo contagiante do gênero.

Programação para o Fim de Semana

A maratona de mini-desfiles prossegue neste sábado (29), com apresentações de mais quatro escolas de samba: Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis (atual campeã), Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca. A noite promete ser inesquecível, com o show principal de Martinho da Vila, ícone do samba carioca e uma das maiores referências do gênero.

No domingo (30), será a vez das escolas Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Salgueiro desfilarem na Cidade do Samba, encerrando o evento com muito samba e a presença ilustre de Zeca Pagodinho, que se apresentará para fechar com chave de ouro essa celebração do samba e do pré-carnaval carioca.

Serviço

  • O que: Mini-desfiles do Grupo Especial na Cidade do Samba
  • Quando: De 28 a 30 de novembro de 2025
  • Onde: Cidade do Samba, Gamboa, Rio de Janeiro
  • Shows principais: Mumuzinho (28/11), Martinho da Vila (29/11), Zeca Pagodinho (30/11)
  • Entrada: Solidária, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível

A Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio, mais uma vez se consolidou como o epicentro de uma festa que reverbera a essência do Rio de Janeiro, da sua cultura e da sua alma sambista. O pré-carnaval de 2025 promete ser só o começo do que se tornará um grande carnaval em 2026, e os mini-desfiles são o reflexo da força e da paixão que alimentam o coração de todas as escolas de samba do Rio.

E você, está pronto para viver o Rio de Janeiro ao som de cada batida de tamborim e roncar da cuíca?

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version