O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica (89 anos) enfrenta a fase terminal de um câncer no esôfago, que se espalhou para o fígado. Nesta segunda-feira (12), sua esposa Lucía Topolansky afirmou que o marido está com os dias contados e que os médicos já estão preparando para que a sua despedida seja a mais tranquila possível.

José “Pepe” Mujica. Foto: Secretaria da Comunicação do Uruguai

Diagnosticado em abril de 2024, Mujica passou por 31 sessões de radioterapia, mas interrompeu o tratamento em janeiro deste ano, afirmando que seu corpo não aguentaria mais. Além do câncer, Mujica convive com a chamada Síndrome de Strauss, uma doença autoimune que compromete seus rins e limita as opções terapêuticas.

“Estou morrendo. O guerreiro tem direito ao descanso” declarou o uruguaio.

Mesmo com a saúde debilitada, Mujica se manteve ativo na política no último ano, apoiando Yamandú Orsi, eleito presidente em 2024, e recebeu homenagens de países vizinhos como Brasil e Colômbia.

Mujica nos dias de hoje

O ex-presidente vive em sua modesta chácara ao lado da esposa, Lucía Topolansky, ex-senadora e ex-vice-presidente do Uruguai. Ele já manifestou o desejo de ser enterrado no jardim da casa, próximo à árvore que plantou e ao lado da cadela Manuela, símbolo de sua vida simples.

Gabriel Ramiro

pepe mujica

A Política No Jogo

Lula dá aval ao fim da obrigatoriedade da autoescola: promessa de inclusão ou risco à segurança?

STF pede reajuste de 24% para servidores do Judiciário: debate reacende polêmica sobre desigualdade salarial no Brasil

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version