A partir do dia (23/4), data de estreia da série na TV aberta, mais de 80 pontos de coleta estarão mobilizados para coleta em 12 estados brasileiros
Divulgação/TV Globo
Com a estreia da quinta e última temporada de 'Sob Pressão' neste mês, a TV Globo promove a terceira edição da campanha de doação de sangue, que tem marcado os lançamentos da série na emissora nos últimos anos. A nova Corrente Sob Pressão (#CorrenteSobPressão) vai convidar a população a colaborar em diferentes regiões do país a partir do dia 23/4, data de estreia da série, que será exibida às terças-feiras, após 'Encantado's'.
Ao todo, mais de 80 pontos de coleta estarão mobilizados em 12 Estados, com a parceria de 12 grupos afiliados, além da emissora Globo no Rio de Janeiro. O dia 27 de abril, um sábado, foi escolhido para o dia D da campanha, com ativações especiais em alguns dos pontos de coleta. Quem desejar doar deve verificar o protocolo adotado para a doação com o hemocentro de sua região. A lista completa dos locais de coleta está disponível no site da TV Globo (link: https://glo.bo/sob-pressao ).
"Desde 2017, quando a primeira temporada foi ao ar, 'Sob Pressão' promove a reflexão e a mobilização da sociedade em torno do sistema público de saúde. Essa campanha é um importante desdobramento do propósito maior da série, que é engajar a população nas possibilidades para a saúde no Brasil, e representa um encerramento de ciclo à altura de uma franquia que fez história na dramaturgia brasileira", destaca Leonora Bardini, diretora de Marketing e Programação da TV Globo.
Lucas Paraizo, roteirista de 'Sob Pressão', destaca a vocação de responsabilidade social da série. "Ao longo das cinco temporadas, usamos a dramaturgia a favor da empatia e da transformação dos olhares. A cada lançamento, fizemos campanhas que já arrecadaram mais de 30 mil bolsas de sangue e continuamos fazendo. Ao final de cada episódio, as cartelas reforçam os temas tratados e ampliam o entendimento sobre eles. Unir entretenimento e conscientização é um privilégio para qualquer autor", ressalta Lucas.
Divulgação/TV Globo
A quinta temporada
A trama da quinta e última temporada de 'Sob Pressão' aborda a saúde mental da equipe médica, que se vê, em diferentes momentos, no lugar de paciente. "Durante as temporadas, retratamos a força e a bravura dos profissionais de saúde e seu sacrifício para salvar vidas. Pessoalmente foi um trabalho que mudou minha vida e minha visão sobre a medicina brasileira, sobre a importância do SUS", destaca Lucas.
Os novos episódios serão carregados de simbolismo para Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). A harmonia do casal sofre um primeiro abalo quando o médico descobre que seu pai, Heleno (Marco Nanini), que não vê há cerca de 20 anos, está à sua procura, vivendo em um abrigo de idosos, com Alzheimer. Já Carolina é diagnosticada com um nódulo na mama, e a aproximação com um antigo colega de faculdade, Daniel (Emilio Dantas), capaz de ajudá-la no tratamento, impacta ainda mais o casamento com Evandro.
No Hospital Edith de Magalhães, o ritmo está cada vez mais intenso, e Décio (Bruno Garcia) decide recomeçar a vida em outro país com seu companheiro Kleber (Kelner Macedo), que ganha uma bolsa de estudos fora do Brasil, nomeando a infectologista Vera (Drica Moraes) para ocupar seu lugar na direção. Diante das dificuldades de gestão e de problemas pessoais, ela tem no álcool uma válvula de escape e passa a exagerar na bebida. Quem a ajuda a diminuir o ritmo é Mauro (David Junior). Assim, os dramas da equipe médica se misturam aos dos pacientes, que chegam em busca de ajuda. Para dar vida a esses personagens, a série conta com um grande número de participações especiais, uma das marcas de 'Sob Pressão'. Marco Nanini, Lázaro Ramos, Emilio Dantas, Fabio Assunção, Tony Ramos, Irene Ravache, Chandelly Bráz, Thaissa Carvalho e Juan Paiva são alguns dos nomes que ajudam a contar essas histórias.
Ao longo das cinco temporadas, 'Sob Pressão' se tornou uma série reconhecida em diversos lugares do mundo. Elogiada pelo público e pela crítica, a narrativa da obra ganhou notoriedade internacional logo na primeira temporada, sendo exibida em festivais como Berlinale (Berlim) e TIFF (Toronto). Desde então, 'Sob Pressão' vem conquistando reconhecimento: ganhou quatro prêmios no 31st Festival International de Programmes Audivisuels (2018), em Biarritz, na França: melhor série; melhor interpretação feminina e masculina (para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente); e melhor roteiro. Em 2019, Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz por seu trabalho na segunda temporada. Na Argentina, a série estreou na Telefe em janeiro de 2019 e consagrou-se entre os programas mais assistidos da TV aberta. 'Sob Pressão' foi exibida também em Portugal, no canal Globo, e, além da Argentina, já foi licenciada para mais de 70 países como Itália, Emirados Árabes, Catar, Egito, Equador, entre outros, e é uma das séries mais vendidas da Globo.
Sob Pressão
É uma coprodução da Globo e Conspiração.
Ficha Técnica
A quinta temporada é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Com produção de Isabela Bellenzani (Globo) e Mariana Vianna (Conspiração), tem direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Graça Paes
Comments