top of page
Renata Freitas

Truques de styling ou como escolho um look mais elaborado

Atualizado: 30 de dez. de 2024

Trago a coluna desta semana em um formato diferente. Decidi trazer um vídeo ilustrativo.  Ainda no espírito natalino, quis dividir um pouco do meu processo de styling.  A escolha das peças e acessórios para o look que usei no último evento, como marca expositora, em um mercado de Natal, organizado pelo Instituto Moda Mundo. Faremos um teste sobre esse formato, certo?




A ideia de trazer para a coluna um vídeo pessoal nada tem a ver com uma vontade de autopromoção. Na verdade, achei que seria interessante trazer um exemplo prático, já que falamos muito sobre teoria por aqui. No exercício de meus conhecimentos em consultoria de imagem e estilo, faço o trabalho de personal stylist: escolho um look, as peças e acessórios para usar em um determinado evento, com base em um certo conceito, estilo pessoal e referências estéticas. Após análise de coloração pessoal, usei cores da minha cartela para um visual mais harmônico.


Como o evento era um mercado de Natal, decidi seguir o tema, que será representado em itens com valor simbólico equivalente à mensagem que quero passar: o espírito natalino com ares de nostalgia e toques modernos. Geralmente, começo meu processo pensando no meu humor do dia, quando é um look do cotidiano, para tarefas triviais. E para ocasiões especiais como essa, penso na mensagem e na imagem que quero transmitir. Depois, penso em uma peça do meu guarda-roupa que gostaria de usar e construo o look  a partir dessa inspiração.


Para esse look do exemplo, a peça inspiração foi o sapato. Comprei  no último bazar que fui conhecer, no Espaço Santa Terezinha, na Gávea. Trago mais sobre esse bazar e o trabalho social incrível que exercem por lá em um próximo texto. Agora, aos sapatos: comprei por R$10,00 um slingback, de bico quadrado e salto bloco baixo, todo dourado; uma super tendência do ano no estilo vintage bailarina. Um verdadeiro achado que pode compor um look moderno sem parecer ultrapassado. De novo, um super ponto de partida. Meu estilo pessoal não segue tendências, apenas algumas macro tendências estéticas de certos períodos históricos como inspiração. Mas essa dos sapatos bailarina me pegou por seu apelo vintage atemporal.


A partir de então, pensei no vestido vermelho cereja franzido, também de babados e decote, quadrado e que fiz há um tempo e não uso o bastante. Temos um look clássico, em vermelho e dourado, diria de escolhas bem óbvias. Preciso agora adicionar peças com a minha assinatura de estilo, que é a criatividade e certo grau de maximalismo. Uma terceira peça em azul royal para contraste, mas em tecido leve de renda, delicado e fluido como o vestido. O ponto alto do look: a gravata de seda italiana que também comprei no bazar por R$10,00. Minha primeira gravata. Sempre quis usar, mas ainda não sabia como fazer isso.


Um fato interessante: meu avô me ensinou a dar nó em gravata aos 8 anos, aproximadamente. Uma única vez e nunca mais esqueci; foi divertido. Lembrando disso, comecei a me questionar se esse acontecimento influenciou meu gosto por peças do armário e estética que chamamos masculinos. Outra referência estética que faz parte do meu guarda-roupa há tempos. Não nos enganemos, a moda agênero é um movimento importante para o futuro.


Voltando ao look, o nó da gravata como laço foi uma brincadeira de trazer essa mensagem de feminilidade com um item simbólico do armário masculino. Representando, mais uma vez, a assinatura de estilo em criatividade e maximalismo. No vídeo, ainda mostro uns truques de styling com o casaqueto, que podem mudar toda a mensagem. Enfim, eis o resultado acima.


Todo o processo foi tão divertido que me inspirou a escrever esse texto e fazer um apelo, que devo desenvolver por aqui, para pensarmos juntos: devemos resgatar o ato de vestir-se como parte do ritual cotidiano, em ornamentos e significados, como legítima e prazerosa forma de expressão consciente.


Renata Freitas







 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page