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Caroline Lardoza

Toblu: Transformando Resíduos em uma nova moda – Um olhar criativo e atento para o Upcycling

Com certeza você já percebeu que a pauta da sustentabilidade não significa mais uma tendência passageira abraçada por alguns, mas analisando o cenário climático atual e as perspectivas sociais da moda, ela se tornou uma necessidade urgente. Nessa jornada de moda consciente, tive o prazer de conhecer a marca Toblu que expande uma perspectiva inovadora com o uso do upcycling.

 A partir desses incômodos sobre a indústria, você já parou para pensar para onde vão os resíduos de tecidos? Pois essa é a preocupação da marca, ao criar peças exclusivas a partir deles. Com isso, potencializa um ato incrível de criatividade e um posicionamento crítico frente ao impacto ambiental com crescimento exponecial causado pelas fasts fashions.


Larissa CEO da Toblu (inovadora no segmento de moda circular, com upcycling)
Larissa Castilho (Ceo Toblu)

A Toblu, liderada pela mente criativa de Larissa Castilho, nasceu em meio à pandemia alinhada a suas percepções e estudos de moda que buscam promover o consumo consciente através da transformação de materiais descartados. O que começou em ato de moda circular como um brechó,  evoluiu para uma marca que reflete o compromisso de Larissa em criar peças que carregam não apenas estilo, mas também uma mensagem poderosa sobre responsabilidade, processos e produção. 


Inovação da moda, marca toblu, upcycling
Bag feita reutilização de tecidos (Toblu)

Desde jaquetas que mesclam vários tipos de tecidos, estampas, aplicações até acessórios super usuais como bags com regulagem de alças, combinações fashionistas e cheias de personalidades. 


A Parceria com Hallyson Machado: RE-Inventam o processo criativo!


Uma grande prova da força coletiva e criativa da Toblu é a sua recente parceria com Hallyson Machado, criador da HMAC. Como explicado por ele, a marca surge em 2020 a partir da necessidade de produzir looks exclusivos e sob medida que atendam as necessidades de clientes que desejam peças autorais, com versatilidade, destaque visual, elegância e glamour. "Todos podem vestir um look feito especialmente por Hallyson Machado, aqui todos os corpos são bem-vindos para serem valorizados dentro da estética visual da HMAC, desde artistas a pessoas anônimas, nosso objetivo é trazer a felicidade e satisfação de nossos clientes. O soco-inglês utilizado na logo traz a simbologia de força, resistência, e o jovem estilista utilizava desde a infância uma corrente com esse símbolo pendurado, e que hoje, faz parte da própria identidade visual. Aqui valorizamos o cliente, o seu desejo e transformamos sonhos em roupas exclusivas."


Em uma jornada incessante pela ampliação de novas perspectivas de fazer e consumir moda, a Toblu e HMAC lançaram a coleção "RE-PARTY" durante a WellFashion Rio (2024), uma fusão perfeita entre o glamour exclusivo da HMAC e o compromisso com o upcycling da Toblu. A coleção une o conceito de ressignificação, inovação e na mesclagem de tecidos, reforçam a celebração da moda sustentável.


inovação na moda upcycling
Hally Machado e Larissa Castilho

Em "RE-PARTY", cada peça é única, feita completament de sobras de aviamentos e tecidos de produções anteriores das duas marcas. Com isso, Toblu não apenas amplia sua capacidade criativa, mas também fortalece o propósito de reaproveitar materiais de forma artística e consciente, trazendo brilho e exclusividade ao universo do upcycling. Essa parceria exemplifica como o upcycling pode ser um caminho para criar não apenas moda sustentável, mas também peças de alto impacto visual e estético.


collab de moda com foco no upcycling
Colab hmacstyle + toblu

O posicionamento digital e uma nova contribuição para o consumo de moda


Com o mercado de moda circular em crescimento, a Toblu tem um grande potencial de destaque. No digital, chama atenção o fortalecimento do storytelling. Como apresentado no realsea acima, a marca tem um trabalho intenso de explicar ao seu consumidor e admiradores como funciona o seu processo produtivo e o significado por trás de cada entrelace. O público da Toblu valoriza não apenas o produto, mas também a história e o impacto positivo por trás de cada peça. Ao investir em conteúdos que eduquem sobre o upcycling e o processo artesanal, a marca cria uma conexão emocional mais profunda com seus clientes, oferecendo uma experiência de consumo significativa e alinhada aos seus valores éticos.


Ideia da coleção de moda re party que utiliza upcycling


A Toblu está em um momento crucial de crescimento, com parcerias que potencializam sua proposta de moda circular. Iniciativas como a coleção "RE-PARTY" mostram que a marca tem tudo para prosperar, trazendo não apenas inovação, mas também uma revolução necessária para o futuro da moda.


Te convido a acompanhar os próximos passos da Toblu no trilhar da sustentabilidade e moda consciente, trazendo expansão e didática nos conceitos e uma nova possibilidade de vestir e fazer a moda do futuro. 


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