O documentário "Super/Man: A História de Christopher Reeve" estreia sábado, 7 de dezembro, às 22h, na HBO e na Max. Dirigido por Ian Bonhôte (“McQueen”) e Peter Ettedgui (“McQueen”), o documentário teve seu lançamento mundial no festival de Sundance deste ano e recentemente conquistou seis prêmios no Critics Choice Documentary Awards.
A trajetória de Christopher Reeve, imortalizado como Clark Kent/Superman nos clássicos do cinema das décadas de 1970 e 1980, é revisitada de forma poderosa no documentário "Super/Man: A História de Christopher Reeve". A produção traça sua ascensão de ator iniciante a ícone de Hollywood, passando pela transformação de sua vida após o acidente que o deixou tetraplégico em 1995.
O documentário mergulha na vida de Reeve, tanto em sua dimensão pública quanto íntima, revelando como ele utilizou sua fama para dar destaque à luta por direitos das pessoas com deficiência, tornando-se um ativista global. Ele fundou e liderou iniciativas que arrecadaram recursos para pesquisas médicas e criaram programas de inclusão, impactando diretamente a vida de pessoas com deficiência em todo o mundo.
Isadora Wandermurem
A narrativa é costurada com as próprias palavras do ator, além de depoimentos de familiares, amigos e colegas que testemunharam sua resiliência. Aclamado pela performance como Superman, Reeve ajudou a estabelecer o padrão para os filmes de super-heróis que dominam o cinema atual. No entanto, o documentário vai além das telas, explorando os desafios e as responsabilidades impostas pela fama, seu relacionamento com o pai e os reflexos disso na vida pessoal, incluindo o casamento e a criação dos filhos.
A produção é enriquecida por imagens inéditas, como vídeos caseiros e registros pessoais, além de cenas emblemáticas de Reeve como Superman e em outros papéis. Participações de personalidades como Glenn Close, Susan Sarandon, Whoopi Goldberg e Jeff Daniels, além dos filhos do ator e de amigos próximos, como Robin Williams, trazem camadas emocionantes à narrativa.
Comments