top of page
Nadia Aurelio

Seja uma mulher ousada



No mundo em constante evolução, ser ousada é mais do que uma qualidade, é uma afirmação de autenticidade e poder feminino. Em um cenário onde as pessoas estão cada vez mais competitivas, dispostas a qualquer coisa para conseguir o que querem, muitas mulheres estão perdendo a coragem, a feminilidade e a ousadia.


Ser uma mulher ousada não é apenas sobre agir impulsivamente, mas sim sobre ter a coragem de se posicionar, de perseguir seus objetivos com determinação e de enfrentar desafios de frente. É sobre ousar ser quem você é, ser autêntica sem se preocupar com as expectativas alheias.


A ousadia se manifesta de diferentes formas para diferentes mulheres. E como mentora, com mais de 7.000 horas de atendimento, sempre indico às minhas mentoradas a serem destemidas, seja falar em uma reunião de trabalho, iniciar um negócio próprio, viajar sozinha para lugares desconhecidos, abrir uma live, ou simplesmente expressar suas opiniões sem medo do julgamento alheio. Não há limites para como a ousadia se revela em cada uma de nós.


Entretanto, é importante reconhecer que ser ousada nem sempre é fácil. Em um sistema patriarcal, a maioria de nós ficamos caladas, omissas, silenciadas. O caminho da audácia pode ser repleto de obstáculos e críticas, mas é exatamente aí que reside a verdadeira força de uma mulher. É na capacidade de superar esses obstáculos que encontramos nossa maior fonte de poder.


Mas como se tornar essa mulher ousada em tempos de tantas críticas?


Está bem, vamos lá, vou passar alguns caminhos:


1. Se permita ser vulnerável, isso mesmo, vulnerabilidade e coragem andam de mãos dadas, pois não há como chegar aos nossos objetivos sem aceitarmos quem somos, as nossas inseguranças e dúvidas.

2. Pare, observe e perceba que precisa de ajuda para se encontrar no meio do caos da vida moderna, até para entender suas potencialidades e fraquezas.

3. Aprenda a dizer um “não” sincero para que você evite se enganar com desculpas mentirosas, já que a ideia é priorizar as suas necessidades.

4. Lembrar sempre que você é humana, então, se comparar o tempo todo com a imagem que a mídia construiu de uma mulher Super Humana, aquela vida de perfeição, de autoestima elevadíssima o tempo todo, de que tem que ser guerreira, forte, dar conta de tudo, isso já perdeu, é inviável. Não caia nessa cilada de corpo, pele e vida perfeita.

5. Lembrar que está tudo bem, não ter um dia bom, não tem problema às vezes sentir preguiça e ficar sem fazer nada o dia inteiro, principalmente naquele primeiro dia do ciclo menstrual, que vem aquela cólica e dores lombares, não tem problema se sentir feia, claro que um dia ou outro, faz parte, mas, não se cobre tanto.

6. Esteja em ambientes saudáveis, procure estar em grupo de mulheres empreendedoras, que buscam a inovação, a criatividade, se insira e exponha suas ideias.

7. Desenhe seu sonho em uma folha de papel, escreva depois todos os detalhes desse sonho e fale todos os dias para você mesma que vai conseguir alcançá-lo.

8. Para ser uma mulher ousada precisa ser confiante o suficiente para afirmar a sua personalidade, os seus gostos, mesmo que sejam diferentes do que está em evidência. Mas se for o que todo mundo gosta, está tudo bem também.

9. Questione, pare de aceitar tudo que está disposto. Não seja ansiosa, pois, essa habilidade não é adquirida da noite para o dias, é necessário um exercício diário para despertar e abraçar a ousadia.


Te convido a ser destemida na busca pelos seus sonhos, ousada na defesa das suas convicções e corajosa na construção do seu próprio caminho. Lembre-se, sempre, de que a maior revolução começa dentro de você. Seja uma mulher ousada e inspire outras a fazerem o mesmo. O mundo está esperando pela sua coragem.


Por Nádia Aurélio Correia

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page