Em sua 99 ° edição, atletas do país africano dominam as provas masculinas e femininas.
Na manhã desta terça-feira, a cidade de São Paulo foi o palco de mais uma edição da tradicional corrida de São Silvestre, sempre disputada no último dia do ano. Mais de 37 mil pessoas, entre amadores e profissionais, participaram da prova.
No pelotão de elite, essa edição não foi muito diferente das últimas e os atletas do Quênia venceram mais uma vez. No masculino a vitória foi de Wilson Too atleta queniano que completou a prova de 15 quilômetros em 44 minutos e 21 segundos, em segundo lugar ficou Joseph Panga da Tanzânia com o tempo de 44 minutos e 51 segundos, em terceiro o também queniano Reuben Poghisho que fez o tempo de 45 minutos e 26 segundos. O brasileiro melhor colocado foi Johnatas Cruz, que alcançou o quarto lugar fazendo o tempo de 45 minutos e 32 segundos. O jejum do Brasil na prova masculina dura 14 anos, a última vitória foi com Marílson Gomes dos Santos em 2010.
A prova feminina também teve uma atleta queniana como vencedora Agnes Keino completou o percurso em 51 minutos e 52 segundos, a segunda colocada outra atleta do Quênia Cynthia Chemweno fez a prova em 52 minutos e 11 segundos, a brasileira melhor posicionada foi Núbia de Oliveira que obteve uma marca de 53 minutos e 24 segundos. Na prova feminina, o jejum do Brasil é ainda maior que na masculina, pois já dura 19 anos. A última atleta a vencer a prova foi Lucélia Peres em 2006.
Com as vitórias hoje no masculino e no feminino, o Quênia é disparado o país com mais títulos, com 18 e 19 conquistas respectivamente.
Comentarii