Queridos leitores, o tema de hoje pode ser considerado por alguns de nós como polêmico ou tabu, ainda em 2023. Enquanto a adolescência está mais voltada para mudanças psicológicas, emocionais e sociais, a puberdade é uma fase de transição da infância para a vida adulta, marcada por mudanças físicas e hormonais. A adolescência está na faixa de idade entre 10 e 19 anos enquanto a puberdade para meninas é entre os 10 e 13 anos, para meninas é entre os 10 e 14 anos, que pode variar entre nós, tendo início aos 9 anos ou se prolongando até os 16, de acordo com cada organismo. É um momento de grandes transformações, que podem ser desafiadoras para os jovens.
As mudanças físicas mais comuns incluem o crescimento dos órgãos sexuais, o desenvolvimento dos pelos pubianos e axilares, a voz rouca nos meninos e a menstruação nas meninas. Muda o formato do corpo, aumenta a oleosidade na pele, e surgem as temidas acnes e espinhas.
No emocional as mudanças são significativas, e na maioria das vezes assustadoras. Nós jovens podemos experimentar sentimentos de ansiedade, confusão e insegurança. Também ficamos mais sensíveis às críticas e mais propensos a conflitos com os pais.
Desenvolvemos maior capacidade de raciocínio, o que nos faz assumir novas responsabilidades e muitas vezes altera nosso comportamento. São inúmeras situações, como, por exemplo, sairmos do lazer para as tarefas “de adultos”, ter que escolher uma carreira de trabalho, o aumento das cobranças na escola, relacionamentos românticos e a buscar independência dos pais. Tudo isso misturado ao desejo de se envolver em atividades sociais, como festas, shows e eventos. Tamanha quantidade de mudanças pode trazer grandes variações de humor, principalmente devido ao aumento da produção de hormônios.
É importante que os pais e responsáveis estejam preparados para apoiar os jovens durante a puberdade, fornecendo informações e orientando sobre as mudanças que estão ocorrendo, um ambiente de apoio e aceitação.
Dicas para pais e responsáveis:
Converse com seus filhos sobre a puberdade de forma aberta e honesta.
Responda às perguntas dos seus filhos de forma clara e compreensível.
Ofereça apoio e orientação aos seus filhos durante essa fase de mudanças.
Crie um ambiente de confiança e aceitação para que seus filhos se sintam à
vontade para conversar sobre seus sentimentos e dúvidas.
Dicas para jovens
É normal se sentir confuso e inseguro durante a puberdade.
Não tenha vergonha de conversar com seus pais ou responsáveis sobre as
mudanças que estão ocorrendo.
Busque informações confiáveis sobre a puberdade.
Não se compare aos outros.
Lembre-se que a puberdade é uma fase passageira.
A puberdade é uma fase desafiadora, mas também é uma fase de crescimento e descoberta. Com apoio e orientação, todos podem superar os desafios dessa fase e se tornar adultos saudáveis e felizes.
Me conta quais são, ou foram, os maiores desafios da sua puberdade. Manda uma mensagem, vou amar saber mais sobre como foi, ou é, essa fase para você.
Tô indo, gente! Cuidem-se e nos falaremos em breve!
Lu Térgilêne
Comments