Quando mais nova, naquela fase totalmente acelerada da adolescência, vi pela primeira vez o trecho de um concerto do André Rieu. Parei tudo que estava fazendo e não consegui pensar em outra coisa a não ser o quanto aquilo era belo!
Fiquei impressionada com tamanha excelência. Tudo era tão perfeito, uma sincronia maravilhosa. A plateia totalmente entregue àquele momento e ninguém estava com celular ou com algum tipo de distração. Pelo contrário; alguns nem piscavam! Todas aquelas pessoas interagiam em todos os momentos do concerto. Uma hora, levantavam para dançar ao som de 'Macarena'; outra hora, se emocionavam e não continham as lágrimas ao ouvir 'Amazing Grace'. A sensação era de que ninguém queria ir embora de lá.
André Léon Marie Nicolas Rieu nasceu em 1º de outubro de 1949, em Maastricht, Países Baixos. Veio de uma família musical e começou a fazer aulas de violino aos 5 anos de idade. Tempos depois, já adulto, ficou conhecido como o Rei da valsa.
André é casado e vive com a sua mulher, Marjorie, em um romântico castelo, construído em 1492 na sua cidade natal - Maastricht. Parece um conto de fadas não é mesmo?
Em 1987, André fundou a Johann Strauss Orchestra, que no começo contava com apenas 12 membros e agora é composta por mais de 60 músicos.
Uma outra curiosidade, é que, em cada país que eles visitam, fazem questão de tocar uma música que faça parte da cultura ou que esteja em alta naquele lugar. Não foi diferente quando vieram ao Brasil; eles simplesmente tocaram 'Aquarela do Brasil', 'Tico-tico no fubá', e ‘Ai se eu te pego’. A plateia foi ao delírio!
André Rieu trouxe a música clássica para o grande público com seus concertos dinâmicos e inclusivos, que muitas vezes apresentam dança e elementos teatrais. Ele continua a fascinar milhares de pessoas em todo o mundo com suas performances encantadoras, adicionando um toque de glamour e alegria à música clássica.
Portanto, meu caro leitor, se me permite te dar uma sugestão: ouça André Rieu!
"Meu sonho é tornar a música clássica acessível a todos." André Rieu
Sarah Cavalcante.
Espetacular