top of page

O Ovo Cósmico Mágico: Simbologia e Usos Espirituais

Aproveitando o ensejo da data comemorativa da Páscoa, convido a vocês, compreender a simbologia do ovo, ao longo dos séculos e de diversas culturas e religiões, além de passar umas dicas de rituais no final do texto.

O mito do ovo como útero cósmico é uma das representações simbólicas mais profundas e universais presentes em diversas culturas ao redor do mundo. Tanto nas eras Paleolíticas e Neolíticas, a simbologia do ovo já estava ligada a conceitos de fertilidade, renascimento, criação e refletindo as crenças. Encontrados em escavações, eram usados como recipientes ou adornos, associados à abundância e à continuidade da vida. Por exemplo, em Çatalhöyük (Turquia), pinturas rupestres com temas de caça e fertilidade podem ter relações indiretas com a simbologia do ovo como fonte de vida.

Esses símbolos do ovo não eram apenas objetos de uso cotidiano, mas também representações de crenças profundas. O ovo era visto como um microcosmo do universo, uma entidade que continha a promessa de vida e de renascimento.

Em muitas culturas antigas, o ovo era visto como uma ligação espiritual com as deusas da fertilidade e da terra. Na mitologia nórdica, a deusa Freyja, associada ao amor e à fertilidade, era por vezes simbolizada pelo ovo, representando a promessa de nova vida e a continuidade das gerações. Da mesma forma, nas tradições indígenas americanas, o ovo era um símbolo de Gaia, a Mãe Terra, como fonte de toda a vida e abundância.

Nas religiões de matrizes africanas, a Orixá Oxum (regente das águas doces e riqueza), possui muitas ritualísticas envolvendo o ovo, reforçando seu vínculo com a feminilidade sagrada. Na tradição celta, o caldeirão de Cerridwen, símbolo do útero e do renascimento também remete à simbologia do ovo.  


ovo cósmico
Imagem representando um Ovo Cósmico retirado do site Pinterest

As tradições pagãs também atribuíam grande importância ao ovo, especialmente em festivais como Ostara, que celebravam o Equinócio da Primavera. Nestas festividades, o ovo simbolizava fertilidade, renovação e o ciclo da vida, sendo frequentemente decorado e oferecido em rituais para atrair abundância. A lenda da deusa Eostre (ou Ostara) é particularmente notável, contando que um pássaro se transformou em uma lebre e presenteou-a com ovos coloridos.

A celebração da Páscoa, como é conhecida hoje, tem origem em práticas pagãs que antecedem o cristianismo. Antes de ser incorporada às tradições cristãs, a Páscoa estava associada ao Festival de Ostara, mas esta história pagã foi eventualmente assimilada pela tradição cristã, onde o ovo passou a representar a ressurreição de Cristo, com o "romper da casca" simbolizando o túmulo que se abre no domingo de Páscoa.

A bruxaria moderna integrou a simbologia do ovo em sua filosofia através de diversas práticas e rituais que exploram seus significados profundos. Dentro dessas tradições mágicas, o ovo é visto como um poderoso talismã que carrega em si a promessa de novas possibilidades e renovação.

A versatilidade do ovo dentro da bruxaria moderna exemplifica a profundidade de sua simbologia, permitindo que os praticantes explorem e integrem seus significados em diversos aspectos de suas práticas mágicas e espirituais.

Dentro das práticas da Bruxaria, o uso do mágico e espiritual do ovo (Ovo Cósmico Mágico), possibilita inúmeras funções ritualísticas, como, por exemplo: Ritual de Proteção e Limpeza; Encantamentos de Fertilidade e Abundância; Divinação com Ovos; Rituais de Renovação e Renascimento; Ofertas e Sacrifícios; Construção de Talismãs e Amuletos; Uso em Feitiços de Amor, entre muitos outros que aqui poderiam ser citados.

Pega a caneta e o caderninho para anotar alguns usos mágickos do ovo no seu dia a dia:

Proteção energética: Reserve as cascas dos ovos, lave-as e higienize-as com água e sabão suave. Em seguida, deixe-as secar completamente e triture-as com um pilão até obter um pó fino. Este é um pó mágico de cascas de ovo amplamente utilizado no Hoodoo e na Bruxaria para feitiços de limpeza, proteção, banimento, entre outros.

Banir energias e sentimentos negativos: Escreva uma palavra ou símbolo em um ovo cru que represente sua frustração, tristeza ou pesar. Após, enterre o ovo bem fundo na terra, pedindo aos Deuses que transmute e transforme tudo isso em algo positivo. Vá embora e não olhe para trás.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page