top of page

MEC reajusta piso salarial dos professores

Gabriel Ramiro

O Ministério da Educação (MEC) reajustou o piso salarial dos professores da rede pública para R$ 4.867,77, com jornada semanal de 40 horas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (31).


MEC
 Fernando Haddad, ex-Ministro da Educação e atual Ministro da Economia. Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) foi criado em 2008, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e proposto pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad. A medida visa preservar o ganho real dos professores e garantir a qualidade de vida dos profissionais da educação da rede pública.


O atual reajuste entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025. O aumento salarial é de 6,27%, acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou 2024 em 4,77%, e também acima da inflação, que ficou em 4,83% no ano passado. O INPC é amplamente utilizado no reajuste salarial de diversas categorias de trabalhadores.


A medida foi promulgada pelo Governo Federal, e são os estados e as prefeituras que realizam os pagamentos, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), complementados pela União.


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page
pub-9353041770088088