top of page

Mais um caso de racismo no esporte

Roberto Jefferson Américo Souza

Pela Libertadores Sub-20, atletas do Palmeiras foram alvos de ofensas.


Na noite da última quinta-feira, pela segunda rodada da Libertadores Sub-20, o Palmeiras enfrentou e venceu o Cerro Porteño do Paraguai por 3 X 0, mas a bela vitória alviverde ficou em segundo plano devido a mais um caso de racismo. O atacante Luighi e o meia Figueiredo foram os alvos das ofensas racistas que aconteceram durante a segunda etapa. “torcedores” paraguaios gritavam e faziam gestos imitando macacos em direção aos atletas brasileiros.


O atacante Luighi ainda tentou avisar o arbitro da partida que o ignorou e deixou a partida continuar como se nada tivesse acontecido. Ao ser substituído o jovem que também sofreu uma cusparada foi aos prantos e teve de ser consolado pelos seus companheiros no banco de reservas. Após a partida ao ser entrevistado e questionado sobre o jogo Luighi ainda abalado soltou o verbo.


Luighi em prantos durante entrevista
Foto: Goat/Reprodução

— É sério? Vão deixar passar isso? O que fizeram comigo foi um crime, você não vai perguntar isso? Você não vai perguntar sobre o jogo mesmo? A CONMEBOL vai fazer o que sobre isso, CBF, sei lá? Você não vai perguntar sobre isso? Você não ia, né? Foi um crime comigo, a gente é formação, aqui é formação, a gente tá aprendendo aqui.


A Confederação Sul-Americana de Futebol se manifestou sobre o ocorrido em nota – A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área – postou o perfil da CONMEBOL.


Também em nota o Palmeiras se pronunciou. É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos. Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!

 

Luighi estamos com você !
Créditos X: @Palmeiras

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page
pub-9353041770088088