Desde que Madonna confirmou no ano passado, que entraria em uma turnê comemorativa dos seus 40 anos de carreira, os fãs brasileiros estão em polvorosa e começaram as especulações sobre se ela viria ou não ao país mais uma vez.
Quando se trata de turnês, o Brasil não tem se mostrado prioridade para Madonna. Das 11 turnês realizadas por ela ao longo dos seus 40 anos de carreira, sendo 10 delas mundiais, somente em 3 ela prestigiou a América Latina, e aí destacamos o Brasil. A rainha só pisou pela primeira vez em solo brasileiro em 1993 com uma de suas turnês mais polêmicas, “The girlie show”. Foram 10 anos de espera desde o início de sua carreira em 1983 até que os fãs brasileiros pudessem assistir a um show da cantora. Foi um total frenesi e ela alcançou a marca do que seria o seu maior público até hoje, 120 mil pessoas, no estádio do Maracanã, no Rio de janeiro. Contudo isso pareceu não ser suficiente e Madonna deixou o Brasil de fora de várias turnês, só retornando ao Brasil 15 anos depois com a turnê “Stick and Sweet” em 2008, onde fez 2 apresentações no Rio de Janeiro e 3 em São Paulo.
Na ocasião, em que se apresentou em Buenos Aires com a Stick and Sweet, cidade onde ela inclusive gravou o dvd da turnê, Madonna disse aos fãs argentinos que não ficaria mais tanto tempo longe, e de fato cumpriu, pois logo na turnê seguinte, em 2012, ela veio novamente para a América Latina, e incluiu o Brasil em sua turnê “MDNA”, onde não só se apresentou no Rio de Janeiro e São Paulo, mas dessa vez incluiu também Porto Alegre, totalizando 4 apresentações.
Porém o que os fãs brasileiros não imaginavam é que a América Latina entraria novamente em um longo jejum da rainha, pois essa foi sua última apresentação até hoje em solo latino. Após a MDNA de 2012, Madonna já realizou mais 2 turnês onde os países da América do Sul não foram incluídos, a “Rebel heart tour” (2015) e a “Madame X” (2019). Com isso, já são 12 anos que os fãs brasileiros estão à espera de Madonna. Será que ela vai deixar os fãs latinos de fora de uma comemoração tão importante quanto a “The Celebration tour” onde ela comemora seus 40 anos de carreira e que pode ser a sua última turnê?
Bem, desde que a turnê foi confirmada pela própria rainha, rumores de toda parte não param de explodir nas redes sociais, principalmente após Madonna participar do comercial de 100 anos do banco Itaú, sendo a única artista internacional ao lado de outras personalidades como Fernanda Montenegro, Jorge Ben Jor e Ronaldo fenômeno. Foi o suficiente para os fãs e a imprensa começarem a especular que, como o Itaú é o patrocinador do Rock in Rio, Madonna se apresentaria como uma das headlines da edição de 2024. Será mesmo? Até agora nada confirmado ainda nem pela assessoria da cantora, nem do Rock in Rio, mas 2 fatos chamaram a atenção recentemente, um deles bem recente.
Em 16 de novembro, durante sua apresentação na Alemanha, Madonna, percebendo a presença de fãs brasileiros, pediu para que todos os que estivessem na plateia levantassem e balançassem as mãos. Após os fãs se manifestarem de forma histérica, como é comum aos fãs brasileiros, a própria rainha disse: “A propósito, eu estarei lá”, fazendo referência ao Brasil. Essa frase deveria trazer paz ao coração dos fãs brasileiros, mas ao contrário, trouxe mais desespero, porque até o presente momento, nada foi de fato confirmado, mas ontem (21/02) o Itaú levou os fãs à loucura no Instagram quando apagou todas as postagens e parou de seguir todos os perfis, e adivinhem só? Postou o vídeo do comercial onde Madonna aparece e passou a seguir apenas 6 perfis, o dela e dos demais artistas que participaram do comercial, o que permanece da mesma forma até o momento em que essa matéria está sendo redigida. Será que o Itaú está querendo chamar atenção para alguma coisa que vai acontecer? Os súditos brasileiros da rainha do pop só conseguirão dormir em paz novamente, quando o Itaú, ou a própria Madonna divulgarem a informação que tanto esperam.
Há entre os fãs, quem não tenha ficado muito animado com a ideia da apresentação de Madonna ser no Rock in Rio. Os motivos são óbvios; por mais que o palco da edição desse ano tenha sido reformulado e seja o maior já utilizado no festival, ainda assim não se compara com a mega estrutura do palco de Madonna, e com isso, os fãs não teriam a oportunidade de presenciar o show como de fato foi concebido e tem sido apresentado nos demais países, já que, dentre outras coisas, Madonna utiliza uma estrutura flutuante que passeia sobre a plateia quando ela canta um dos seus maiores sucessos, a música “Ray of light”. Essa estrutura, dificilmente conseguiria ser utilizada no palco do RIR. Além disso, o palco de Madonna tem uma estrutura nunca utilizada antes nem mesmo por ela, com várias passarelas em diferentes direções, permitindo uma proximidade maior com o público da pista. Além disso, os fãs da Madge (como carinhosamente é chamada por eles) não estão muito dispostos a disputar lugar com fãs de outros cantores que estarão lá na noite do show, uma vez que já estão acostumados com Madonna reinando única e absoluta na noite e se apresentando apenas para seus fãs de verdade.
Embora um ingresso para ver Madonna no Rock in Rio custe bem mais barato do que um ingresso para um concerto somente seu, mesmo assim, em sua maioria, os fãs ainda preferem que ela venha a parte do festival, afinal, a vinda de Madonna para mais uma turnê no Brasil após 12 anos, já seria por si só um grande evento! Será que teremos esses 2 grandes acontecimentos em 2024? A maior edição de todas de um dos maiores festivais de música do mundo e uma turnê de 40 anos de uma das maiores artistas do mundo? Por ora, só nos resta, esperar, mas, sabemos que, de qualquer forma, devido à carência que nós fãs brasileiros temos de artistas internacionais, que não trazem suas turnês pra cá com tanta frequência, e com o fervor que só o público brasileiro tem, venha ela como vier, será aclamada, pois é melhor para um fã que aguarda por tanto tempo, assistir a show adaptado que perde um pouco na qualidade cênica do que nem assistir, não é mesmo?
A verdade é que, até agora, mesmo apesar da propaganda o Itaú e da fala da própria Madonna no show da Alemanha, tudo continua sendo apenas especulações. Ainda não há confirmação se o show acontecerá no Rock in Rio e, nem mesmo há confirmação se o show de fato acontecerá, mas que o Itaú acendeu ainda mais a chama no coração dos pobres fãs brasileiros com essa jogada no Instagram, bem, quanto a isso, não há dúvidas!
Ao Itaú, um pedido: Pare de brincar com o coração dos fãs brasileiros e divulga logo esse show!
À Madonna, um apelo: Vem, Rainha, seus súditos te esperam!
Por Everton Montezi
Comments