top of page
Da redação

“IRIS Um olhar ancestral pro futuro” semeia a mensagem do Bem Viver em São Paulo

Atualizado: 30 de dez. de 2023

São Paulo, 2023 - O Festival "IRIS: Um olhar ancestral pro futuro", realizado nos dias 28 e 29 de outubro no Jardim Botânico de São Paulo, foi um sucesso de público e crítica. O evento, que reuniu artistas, ativistas, indígenas, pensadores, cientistas, mobilizadores sociais e guardiões da sabedoria ancestral, promoveu a reflexão e a inspiração sobre formas de viver mais conectadas à natureza e com maior consciência política, histórica, ambiental e social.



A programação diversificada do Festival contou com shows, conferências, oficinas e vivências, com destaque para a apresentação da artista marroquina Asmaa Hamzoui, a primeira musicista gnaoua de seu país, e da banda baiana Mariene de Castro.




Os participantes do evento também puderam ouvir a sabedoria ancestral de povos indígenas de diversas origens, como os Yawanawá, da Amazônia, e os Lakota, dos Estados Unidos. Além disso, o Festival contou com a presença de pensadores como o filósofo e poeta nigeriano Bayo Akomolafe e o cientista brasileiro Dráulio Araújo.

A co-idealizadora do Festival, Nikita Llerena, apontou o IRIS como um momento de reflexão e conscientização sobre os desafios que o mundo enfrenta. “A Terra está gritando através das crises climáticas e humanitárias e IRIS é uma resposta coletiva a este cenário”, disse.

Os ingressos do Festival IRIS foram disponibilizados colaborativamente, ou seja, o público escolheu quanto sentiu e pode doar pela experiência. Baseado no conceito da Economia Solidária, o evento promoveu a democratização, inclusão e acessibilidade aos temas abordados.



O Bem Viver, filosofia que inspirou o Festival, é um contraponto a uma visão de sucesso atrelada ao acúmulo de bens materiais e o crescimento econômico. Seus princípios são perceber a Terra como ser vivo e os seres humanos como parte dela.

O Festival IRIS foi um importante evento para a disseminação da mensagem do Bem Viver no Brasil. O evento mostrou que é possível construir um futuro mais sustentável e harmonioso, com base nos ensinamentos dos povos originários e em uma visão holística do mundo.



Fotos: Dudu Lherena



Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page