Realizado em Olinda, PE, nos dias 24 e 25 de agosto, o Festival Turá tem como objetivo promover a integralidade entre as pessoas. Divulgar a cultura brasileira e promover a diversidade é o objetivo do Turá, realizado desde 2022, tendo a sua primeira edição realizada no Parque do Ibiapuera, em SP. Famosos como Joelma, Lulu Santos, Lenine e Nando Reis estiveram e estarão presentes no festival.
Festival Turá em Olinda
Pela primeira vez no estado de Pernambuco, o Festival Turá será sediado em uma cidade muito importante do estado, que é Olinda, além de estrear na região Nordeste. Olinda é uma cidade considerada patrimônio histórico e cultural pela Unesco. Tanto é que a cidade realiza um dos maiores carnavais do mundo, atraindo pessoas de todo o Brasil e exterior. Ontem, no dia 24, vários famosos e bandas locais e regionais se apresentaram, como: Lia de Itamaracá, Jéssica Caitano, Cannibal, Nação Zumbi, Leline, Joelma e Maria Rita. Hoje, dia 25, irão se apresentar: Lulu Santos, Jota Quest, Nando Reis (que convida Joyce Alane), Lagum, Marina Sena, Mestre Lua, DJ 440, DJ Laka K, DJ Vibra e Makeda.
Qual é o objetivo do Festival Turá?
Incentivar, divulgar e mostrar a diversidade da cultura brasileira. Somente isso? Não! Vivemos em uma sociedade em que o "diferente" é excluído, ignorado e até mesmo execrado. Em pleno século XXI, onde a evolução humana segue a todo vapor, ainda vemos estereótipos com quem segue crenças, conceitos, ritos e modos de viver diferenciados do convencional. E o Festival Turá veio justamente para quebrar esses paradigmas, mostrando que todos podem e devem se expressar, sem objeções e com a devida liberdade de expressão.
Impressões positivas e negativas no primeiro dia
Estive cobrindo o Festival Turá ontem, no dia 24 e vi a alegria e a expressividade das pessoas que compareceram. Foi um evento que contou com artistas já consagrados e que trouxeram ainda mais entretenimento e boas energias aos participantes. Houve a distribuição de águas aos participantes gratuitamente, como também acesso a PCD (Pessoas com Deficiência) no local. Sobre a compra de alimentação, não achei legal que a pessoa seja obrigada a adquirir um cartão para consumir somente os produtos que ali estão, gerando assim uma certa restrição aos participantes, além dos preços estarem completamente elevados.
Reclamações de seguidores do Festival
Turá no Instagram
Na página do Instagram do evento, uma seguidora comentou que para entrar no evento com água em garrafa, a mesma deve estar aberta e sem tampa. Também citou problemas com o ingresso casadinha, em que a mesma adquiriu em um dos locais autorizados para a compra de ingressos, pois ela relatou que entregou o ingresso a uma moça, em que ela o jogou fora. E que veio um rapaz, afirmando que não "existe isso de casadinha". Muitos comentaram também no Instagram que não gostaram sobre o fato do evento proibir camisas de times e até o denominaram como "elitista". Também houve relatos de pessoas querendo aplicar golpes com ingressos do evento a preços mais convidativos.
Um convite à diversidade
Apesar dos problemas ocorridos ontem, o Festival Turá é um convite à diversidade brasileira, pois mostra as nossas verdadeira raízes e também combate o preconceito. Para os que quiserem comparecer ao evento, recomendo, pois a cultura pernambucana, como também a brasileira, estarão fortemente presentes, trazendo alegria a todos!
Leañ Souza
Comentários