O caminho do artista: desperte seu potencial criativo e rompa seus bloqueios.
Muitos sonhos nos escapam porque os matamos ainda ao concebê-los quando ouvimos as estranhas vozes monstruosas que sequer sabemos de onde vêm. Ainda assim tornamo-las tão imperativas em nós que as deixamos acabar com nossa própria essência. Esse resgate é moroso, porém urgentíssimo.
Desde que chegou em minhas mãos, bem ao acaso, o livro "Caminho do Artista: desperte seu potencial criativo e rompa seus bloqueios", de Julia Cameron, tenho olhado com mais carinho, e mais criticidade para algumas coisas: ser ou não ser, eis a questão!
Os livros de autoajuda, os papos de "coaching" e coisas assim me provocam uma porção de sensações desconcertantes, provavelmente pelo tanto de coisas irresponsáveis que já vi por ai e que me deixam muito irritada porque não tolero a ideia de lograr ninguém com promessas falsas, falácias, propostas mirabolantes e impossíveis de aplicação para pessoas reais.
Inicialmente pensei: tudo bem, mais uma vez um livro de autoajuda. Mas como havia a palavra artista no título, eu precisava verificar com minha própria leitura. Permiti-me!
A autora, Julia Cameron, é escritora, poeta, roteirista, professora e... Professora de Criatividade! Essa trajetória lhe rendeu conhecimento e reconhecimento ao perceber que as pessoas a buscavam para pedir dicas de como usar e melhorar a criatividade e por ser professora dessa disciplina. Nesse contexto, ouviu muitos relatos de pessoas que, apesar de terem total condição de desenvolver belíssimos trabalhos, estavam bloqueadas e afastadas de trabalhos criativos. Ela percebeu, assim, que tinha material suficiente para, de fato, ajudar muita gente a descobrir o caminho do artista.
A obra é um programa de 12 semanas que, de modo provocativo e organizado, propõe o resgate do poder criativo de cada uma. Ora, se somos criação de Deus, temos todos os recursos para sermos a totalidade de nosso potencial. Ao contrário disso, é porque apenas não estamos deixando Deus agir através de nós.
Cada capítulo representa uma semana do programa, e cada semana está dedicada a enfrentar umas das causas do bloqueio da criatividade. O diferencial aqui é que se trata de enfrentamento real aos bloqueios. Não basta "identificar as crenças limitantes", é necessário enfrentá-las como a um leão. Ao identificar uma crença negativa, o programa nos leva imediatamente a transformá-la em algo positivo, de fato, e com muito afeto.
Mas se apenas lidar com crenças ainda é pouco, que tal alimentar o artista que há dentro de você? Prepare-se, então, para uma aventura consigo mesmo, que lhe possibilitará, efetivamente, encontrar inspiração. Esse despertar o levará a ter que lidar com críticas. E o programa irá te amparar nisso. Eis o encontro com o artista, que é um mergulho para dentro de si.
Comments