A estreia está marcada para o dia 05 de abril no Teatro Eva Wilma, em São Paulo.
Por Fabí Márins
No universo das princesas, uma nova história ganha destaque nos palcos brasileiros. A diretora teatral Loren Louro traz uma adaptação da opereta “A Princesa dos Cajueiros”, de Artur Azevedo, originalmente lançada em 1880 com uma forte crítica social ao império de Dom Pedro II. A estreia está marcada para o dia 05 de abril no Teatro Eva Wilma, em São Paulo.
Esquecida pelo público ao longo dos anos, a peça retrata o Reino dos Cajueiros e a busca do rei por uma herdeira, satirizando a corte e as desigualdades sociais da época. Mesmo enfrentando censura, a opereta acabou por surpreender Dom Pedro II, que, ao assistir ao espetáculo, adorou a representação que criticava sua gestão.
Loren Louro, em busca de uma história brasileira com costumes e críticas relevantes, decidiu resgatar essa obra. Apesar da temática adulta, a peça promete ser divertida e acessível a todas as idades, mantendo-se fiel às críticas sociais originais.
“O espetáculo é uma comédia leve, sem apelações, totalmente musicado ao vivo, como eram as operetas cômicas originais. Nossa companhia tem como objetivo investigar textos e autores que foram pouco notados. No caso de 'A Princesa dos Cajueiros', foram mais de 9 meses de estudo apenas do texto, além do intenso trabalho cênico para retratar as comédias da época”, declara a diretora.
Após uma temporada de teste no final do ano passado, que lhes rendeu o prêmio de "Melhores Espetáculos de 2023" pela página Atores da Depressão, a equipe está pronta para uma nova temporada repleta de diversão.
A comédia musical, leve e musicada, traz figurinos que misturam referências do Maranhão, Rio de Janeiro e Europa, enquanto o elenco talentoso dá vida aos personagens que continuam atuais em suas críticas sociais.
Serviço:
A Princesa dos Cajueiros – Teatro Eva Wilma
A partir de 05/04, às 21h
Rua Antônio de Lucena, 146 – Tatuapé
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Onde comprar: bilheteriaexpress.com.br
Curiosidades:
- A peça original foi censurada em 1880 após sua estreia;
- A montagem de Loren Louro ganhou o prêmio de “Melhores Espetáculos de 2023” pela página Atores da Depressão.
Comments