Dias virão em que todos os cães terão tutores. Não haverá mais cães abandonados vagando pelas ruas. Nesses dias que virão, todos eles correrão felizes pela areia molhada da praia no final da tarde ou nos gramados verdejantes pela manhã. Nada mais lindo!
Dias virão em que os rios nascerão plenos, sem margens assoreadas, cursos desviados, águas cheias de dejetos e de lixo. Toda essa água doce desaguará em mares ricos de corais, espécies marinhas, ondas em azul e verde fascinantes. Todas as águas serão puras, cristalinas, próprias para banhos inesquecíveis entre pessoas queridas. Nada mais refrescante!
Dias virão em que todos os bichinhos de jardins e florestas poderão voar, pular, caçar, polinizar, farfalhar, correr, procriar. As matas e canteiros serão deles, sem agrotóxicos, especuladores, grileiros e traficantes. Os espíritos protetores das matas abençoarão.
Dias virão em que a colheita será farta. Frutas, grãos, legumes, verduras... Tudo à mão de todos. O pão finalmente amassado e assado por todas as mãos e repartido entre todas as bocas. Dias de mesa farta e saudável para todos.
Dias virão em que a saúde e a educação serão totalmente públicas. As escolas particulares deixarão de existir e todos irão trabalhar para que hospitais e colégios tenham plena qualidade, pois são um bem de todos. Dias porvindouros rimarão com coletividade.
Dias virão em que a justiça será célere e de fato justa. Sem policiais que atiram primeiro e fazem perguntas depois. Sem sistemas prisionais que pioram o preso em vez de recuperá-lo. Sem abordagens violentas ou intimidações. Sem excesso de burocracia. Sem idas e vindas jurídicas. Virão novos tempos para a justiça dos homens, tenho certeza!
Dias virão em que racismo, homofobia, machismo e misoginia serão páginas viradas. O livro dos novos dias que serão escritos primará pelo respeito à diversidade. Sem intolerância religiosa. Sem ofensas e agressões. Sem pseudo-religiões que transformam o púlpito em caça-níqueis e exploram a boa fé alheia.
Dias virão em que todos trabalharão no que gostam. Sem patrões que abusam da força de trabalho. Sem horas extras nunca pagas. E todos com salários pra lá de dignos. Trabalhar será tão prazeroso que só veremos gente satisfeita nas ruas. Gente feliz por estar ajudando a construir um mundo melhor para todos. Uma explosão de talentos nunca dantes potencializados.
Dias virão em que não haverá mais pobres, pois todos terão uma vida plena de possibilidades. Aí, não haverá mais preconceito social. Mas inclusão social, ah, essa será tamanha!
Não haverá mais licitações fraudulentas, lavagem de dinheiro, obras superfaturadas... E nem haverá gatunos, golpistas virtuais, batedores de carteira... Afinal, com os bens circulando de forma equânime, todos terão acesso a tudo e serão fartos. Bem fartos!
Dias sem fake news. Sem excesso de automóveis. Com transporte público de qualidade. Com intensa produção cultural. Com áreas de lazer, ginásios esportivos, teatros e parques por todos os lados. Dias de tanta coisa boa que nem haveria linhas suficientes para descrevê-las.
Sei que, nesta encarnação, não viverei o suficiente para ver tantas mudanças acontecendo. Mas elas hão de vir e virão por nossas mãos. Mãos de todos, mãos unidas, mãos engajadas e comprometidas para construir esses dias muito gloriosos.
Quem viver verá! E como viveremos todos após a morte e voltaremos a este planeta quantas vezes preciso for, veremos todos. Afinal, somos e seremos os agentes desses dias que um dia virão!
Nada como ter tanta certeza nos primeiros dias de um novo ano!
Marcelo Teixeira
Comments