top of page
Da redação

Carnaval é tempo de folia e conscientização - Cuide de você e das nossas cidades!

Atualizado: 30 de jan.

https://prefeitura.rio/wp-content/uploads/2023/02/52682123591_5cffd5287c_o-2048x1365.jpg

Chegou o carnaval no Brasil! Além de pensarmos em quais blocos nós vamos curtir a folia ou para qual lugar vamos viajar, é importante também pensarmos sobre o aumento da produção de lixo nesta época, que é bastante considerável.


Falando sobre a cidade do Rio de Janeiro, segundo os dados da Prefeitura sobre o carnaval do ano passado (2023), a megaoperação de limpeza feita pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), somou 1.236,5 toneladas de resíduos removidos. Em 2020, último carnaval antes da pandemia, foram 709 toneladas.


Nos sete dias de desfiles na Nova Intendente, realizados na Avenida Ernani Cardoso, a Comlurb chegou a 79,5 toneladas de resíduos removidos desde o início da festa no novo palco do carnaval carioca. Já o carnaval de rua gerou, desde o início do pré-carnaval, 676,8 toneladas de resíduos, sendo 607,5 toneladas dos blocos, 59,8 toneladas dos bailes populares realizados em diversos bairros da cidade e 9,5 toneladas dos desfiles de blocos de enredo, nos quatro dias de folia. 


Estamos aqui falando sobre o carnaval de 2023 apenas no Rio de Janeiro, que demonstrou um aumento considerável de lixo em relação a 2020. Quando se fala em carnaval, seja no Sambódromo, nos bailes ou nos blocos de rua, na cidade do Rio, São Paulo, Recife ou Salvador, seria impossível pensar na possibilidade de não produzir lixo, uma vez que estamos falando de milhões de pessoas nas ruas em um mesmo evento e, sabemos que enquanto existir o ser humano, haverá produção de lixo. Faz parte da nossa natureza produzirmos e buscarmos soluções para os desafios existentes e consumirmos os recursos que temos. O que proponho aqui, porém, não seria a utopia de vivermos sem produzir lixo ou mesmo acabar com carnaval na tentativa de produzi-lo em menos quantidade. De forma alguma! 


Nós, da revista Pàhnorama, adoramos o carnaval e desejamos que todos possam curtir com muita alegria. Ou descansar num lugar tranquilo, no caso dos que preferem manter distância das folias de Momo. Sempre, no entanto, com muita consciência de que cada um de nós, mesmo com pequenos atos, podemos contribuir fazendo a nossa parte para minimizar a produção de lixo ou evitando que o mesmo fique espalhado pela cidade fora dos locais reservados para isso.


Sabemos da responsabilidade das prefeituras e autoridades governamentais no planejamento para grandes eventos como o carnaval. Não podemos, porém, jogar a responsabilidade apenas para esses órgãos. Precisamos fazer a nossa parte!


Ainda sobre a atuação da Prefeitura do Rio de Janeiro, vale ressaltar o trabalho da equipe do Lixo Zero, que auxilia na vigilância e aplicação de multas para infratores. No tocante aos dados do carnaval de 2023, convém ressaltar que desde o início do pré-carnaval até domingo foram emitidas 1.130 multas, sendo 314 por descarte de pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e embalagens de lanches, com multa no valor de R$ 273,09. Houve flagrante de 816 pessoas urinando em via pública, com multa no valor de R$ 748,21. Outras 12 foram enquadradas em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.


Você não vai querer pagar esse mico no momento da sua curtição, vai? Para te ajudar nessa questão, vamos dar algumas dicas:


Já pensou em levar sua garrafinha de água? Isso vai evitar gastar dinheiro com água, que nesse período fica superfaturada. Ainda por cima, serão menos embalagens plásticas nas ruas. Hoje em dia, algumas garrafas já vêm com a própria bolsinha para que você possa carregá-la sem precisar ficar segurando-a. Se, todavia, você optar por comprar água, não a jogue nas pessoas nem no chão. Segure-a na mão e jogue na primeira lixeira pela qual você passar. Vamos facilitar o trabalho dos nossos garis, ok?


Lembre-se: sua fantasia vai com você e volta com você. Não a jogue no lixo e muito menos pela rua. Leve-a para casa e veja o que consegue reaproveitar para o próximo ano. Além disso, cuidado na hora de colar os adereços para não ficarem despencando ao longo do bloco, hein!


Faça uso dos banheiros químicos espalhados ao longo dos blocos porque fazer xixi na rua não está com nada! Isso deixa a cidade com mau cheiro e ainda pode gerar multa!


Mas e as latinhas, hein? Aproveite o pessoal que atua como catador. Assim, você ajuda a eles e eles nos ajudam recolhendo parte do lixo produzido e que será reciclado e transformado em fonte de renda para quem precisa! 


Como já foi dito, sabemos que não vamos conseguir acabar com a produção de lixo, nem durante o carnaval e nem em nenhum outro período do ano. Isso não é desculpa, no entanto, para nada fazermos em relação a essa questão. Com pequenas atitudes, podemos contribuir para um mundo melhor com muita diversão, mas também com bastante consciência.


Nosso conselho para esse e para todos os outros carnavais que ainda virão é a seguinte: curta, brinque, cante, se jogue, mas não deixe de fazer a sua parte. E que os órgãos competentes continuem fazendo a deles. Passe protetor solar, beba bastante água e ótimo carnaval a todos!


Everton Montezi



5 Komentar

Dinilai 0 dari 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambahkan penilaian
Jessica Rodrigues
Jessica Rodrigues
15 Feb

Concordo!

Suka

Kelly  Pinho
Kelly Pinho
12 Feb

É isso, precisamos de consciência ambiental o ano inteiro, afinal, precisamos pensar em que planeta deixaremos para as próximas gerações.

Suka

vanessa sarthou
vanessa sarthou
06 Feb

Texto perfeito! Carnaval está aí e chegou a hora de curtir e aproveitar mas com consciência!!

Suka

Paula Karine
Paula Karine
01 Feb

Perfeita colocação! Vamos seguir as dicas e curtir muito o Carnaval com todos os cuidados e sem pagar micos haha. Parabéns, amei o tema!

Suka

Anggota tidak dikenal
01 Feb

A conscientização nessa época do ano em que todos só pensam em se divertir é extremamente importante. Totalmente relevante esse assunto de extrema importância para que durante o carnaval desse ano a consciência venha em 1º lugar. Parabéns para a revista que está só trazendo temas maravilhosos.

Suka
bottom of page