Glorioso conquista o Brasileirão após 29 anos. Além do título, foram definidos os classificados para as competições continentais e os clubes rebaixados.
Neste domingo, o Botafogo recebeu o São Paulo no estádio Nilton Santos e venceu o clube paulista por 2 X 1 assim se sagrando campeão brasileiro pela terceira vez em sua história. O clube de General Severiano terminou a competição com 79 pontos, sendo o clube mais consistente ao longo das 38 rodadas. Tendo a melhor defesa do campeonato, somando 29 gols sofridos e apenas 5 derrotas, além de ter o atacante Luiz Henrique eleito como craque do campeonato. Foi uma semana dos sonhos para o torcedor alvinegro, pois no último sábado o clube da estrela solitária ergueu a taça de campeão da Libertadores. Os dois títulos também serviram para cicatrizar feridas dos torcedores que, nos últimos anos, vinham sofrendo com rebaixamentos e campanhas muito ruins. No ano de 2022, com o clube se tornado uma SAF ocorreu o início de uma mudança. O americano John Textor, que comprou o clube por aproximadamente 400 milhões de reais, fez melhorias na estrutura e tornou o time mais competitivo. No ano de 2023, por pouco o título não veio. Agora, em 2024, o tão falado por seus torcedores, tempo de Botafogo, chegou.
Os clubes que asseguraram vaga direta para a Copa Libertadores foram o vice-campeão Palmeiras, o terceiro colocado Flamengo, que já tinha vaga por vencer a Copa do Brasil, Fortaleza, Internacional e São Paulo. Para a fase de pré-Libertadores, Corinthians e Bahia são os classificados.
Para a disputa da Copa Sul Americana de 2025, os classificados foram Cruzeiro, Vitória, Vasco, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense.
Os clubes rebaixados para a série B foram Athletico Paranaense, Criciúma, Atlético Goianiense e Cuiabá.
Campeão merecido
Matéria excelente!