top of page
Graça Paes

Brasil inaugura pavilhão na Feira do Livro de Bogotá com anúncios do presidente Lula para promoção da literatura

Presidente Lula discursa na inauguração do pavilhão brasileiro na Feira Internacional do Livro de Bogotá - foto: Agência Brasil



Divulgação

Em cerimônia realizada no primeiro dia da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou importantes iniciativas de incentivo à literatura. Durante o discurso, o presidente revelou que cada nova inauguração de conjunto de habitações populares no Brasil incluirá a construção de uma biblioteca, visando fortalecer a infraestrutura educacional nas comunidades. Adicionalmente, Lula anunciou que a Colômbia será o país homenageado na próxima Bienal do Livro de São Paulo, como forma de retribuição ao convite de honra recebido pelo Brasil para a FILBo deste ano.

Após a fala, o presidente Lula, acompanhado da delegação brasileira, que inclui ministros e autores, realizou a inauguração oficial do Pavilhão Brasil. Dentre os presentes estava Margareth Menezes, ministra da Cultura, que reiterou o compromisso do governo com a promoção da literatura brasileira em feiras no exterior, mencionando iniciativas anteriores em Cuba e planos futuros para a Bolívia.

Durante o evento, a ministra também apresentou a cantora brasileira Fabiana Cozza, que encantou o público com uma seleção de clássicos do samba. A performance foi apenas uma das muitas manifestações culturais programadas para ocorrer no pavilhão durante os dias de feira.

Até o dia 2 de maio, o Pavilhão Brasil hospedará uma vasta programação de atividades culturais, envolvendo não apenas autores, mas também diversas instituições e empresas que apoiam a literatura e a educação no Brasil, como a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e a Petrobras, além de entidades privadas.

Os visitantes do pavilhão terão acesso a uma rica seleção de obras literárias, que vão desde clássicos de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles até obras contemporâneas de Chico Buarque, Djamila Ribeiro e Ailton Krenak, o primeiro indígena a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Além da literatura, o pavilhão oferece uma imersão na cultura brasileira por meio de música, teatro e dança, bem como apresentações sobre os biomas do país. A programação diária inclui oficinas pela manhã e palestras e debates à tarde. Para mais informações sobre a agenda completa, visite o site da FILBo.

O Brasil é o país convidado de honra da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que acontece entre 17 de abril e 2 de maio deste ano. Com um pavilhão dedicado de 3.600m², desenvolvido pelas agências Farm House of Creativity e Prado, o espaço é um dos principais destaques do evento. A iniciativa está sendo realizada pelo Instituto Guimarães Rosa, integrante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em coordenação com o Ministério da Cultura, e conta com os patrocínios de Banco do Brasil, Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, co-patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoios da Apex Brasil e Câmara Brasileira do Livro (CBL).

As informações completas e programação do Pavilhão Brasileiro estão disponíveis no site da FILBo


Graça Paes


ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน
bottom of page