Presidente Lula discursa na inauguração do pavilhão brasileiro na Feira Internacional do Livro de Bogotá - foto: Agência Brasil
Divulgação
Em cerimônia realizada no primeiro dia da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou importantes iniciativas de incentivo à literatura. Durante o discurso, o presidente revelou que cada nova inauguração de conjunto de habitações populares no Brasil incluirá a construção de uma biblioteca, visando fortalecer a infraestrutura educacional nas comunidades. Adicionalmente, Lula anunciou que a Colômbia será o país homenageado na próxima Bienal do Livro de São Paulo, como forma de retribuição ao convite de honra recebido pelo Brasil para a FILBo deste ano.
Após a fala, o presidente Lula, acompanhado da delegação brasileira, que inclui ministros e autores, realizou a inauguração oficial do Pavilhão Brasil. Dentre os presentes estava Margareth Menezes, ministra da Cultura, que reiterou o compromisso do governo com a promoção da literatura brasileira em feiras no exterior, mencionando iniciativas anteriores em Cuba e planos futuros para a Bolívia.
Durante o evento, a ministra também apresentou a cantora brasileira Fabiana Cozza, que encantou o público com uma seleção de clássicos do samba. A performance foi apenas uma das muitas manifestações culturais programadas para ocorrer no pavilhão durante os dias de feira.
Até o dia 2 de maio, o Pavilhão Brasil hospedará uma vasta programação de atividades culturais, envolvendo não apenas autores, mas também diversas instituições e empresas que apoiam a literatura e a educação no Brasil, como a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e a Petrobras, além de entidades privadas.
Os visitantes do pavilhão terão acesso a uma rica seleção de obras literárias, que vão desde clássicos de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles até obras contemporâneas de Chico Buarque, Djamila Ribeiro e Ailton Krenak, o primeiro indígena a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Além da literatura, o pavilhão oferece uma imersão na cultura brasileira por meio de música, teatro e dança, bem como apresentações sobre os biomas do país. A programação diária inclui oficinas pela manhã e palestras e debates à tarde. Para mais informações sobre a agenda completa, visite o site da FILBo.
O Brasil é o país convidado de honra da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que acontece entre 17 de abril e 2 de maio deste ano. Com um pavilhão dedicado de 3.600m², desenvolvido pelas agências Farm House of Creativity e Prado, o espaço é um dos principais destaques do evento. A iniciativa está sendo realizada pelo Instituto Guimarães Rosa, integrante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em coordenação com o Ministério da Cultura, e conta com os patrocínios de Banco do Brasil, Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, co-patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoios da Apex Brasil e Câmara Brasileira do Livro (CBL).
As informações completas e programação do Pavilhão Brasileiro estão disponíveis no site da FILBo
Graça Paes
ความคิดเห็น