top of page
Roberto Jefferson Américo Souza

Botafogo campeão da América

Clube da estrela solitária vence de forma épica o Atlético Mineiro por 3 X 1 e conquista seu primeiro título da Copa Libertadores.


O Estádio Monumental de Núñez, na Argentina, foi o palco da grande decisão da Copa Libertadores. As torcidas do Glorioso e do Galo fizeram uma festa incrível e lotaram os 84 mil lugares do maior estádio da América do Sul.


Logo aos 29 segundos de jogo, um lance poderia ter mudado completamente a história da final. Gregore fez falta duríssima em Fausto Vera e foi expulso de campo, deixando o Botafogo em situação complicada, e com um a menos o time teve que recuar . Mas a superioridade numérica do Atlético não causou efeito. Hulk bateu de fora da área aos 11, obrigando o goleiro John a fazer boa defesa. Aos 23, Deyverson chutou sem perigo para a meta do goleiro botafoguense. O jogo era equilibrado, com o Atlético alçando bolas na área e o Botafogo tentando trocar passes e achar espaço na defesa adversária. Tanto que, aos 34, após bate e rebate na área, a bola sobrou limpa para Luiz Henrique, que bateu firme para abrir o placar, fazendo a torcida do alvinegro carioca explodir de emoção. O Atlético nitidamente sentiu o golpe, tanto que aos 39, após lance confuso envolvendo Guilherme Arana e Éverson, Luiz Henrique aproveitou a indecisão do zagueiro e goleiro atleticanos, se antecipou e foi derrubado na área. Com o auxílio do Var, o arbitro apontou a marca da cal. Alex Telles executou a cobrança, batendo firme e com muita categoria, bola de um lado, goleiro do outro, fazendo o segundo para o Botafogo.


No início da segunda etapa, o galo voltou à partida mais ligado. O técnico Gabriel Milito tentou colocar o time mais ofensivo, trocando Gustavo Scarpa por Eduardo Vargas, Lyanco por Mariano e Fausto Vera por Bernard. Com 2 minutos após cruzamento, Vargas cabeceou firme, sem chances para o arqueiro do Botafogo. A massa atleticana, com os gritos de “Eu acredito” passou a empurrar o galo que criava pouco e abusava de cruzamentos. As oportunidades claras do galo na segunda etapa passaram pelos pés de Vargas. Aos 45 minutos, o chileno apareceu livre no costado da zaga e bateu de canhota sobre o gol, perdendo oportunidade incrível. Quarenta e três minutos e após vacilo da zaga do glorioso, Vargas, novamente cara a cara com John, bateu por cima, perdendo outra chance. No último lance do jogo, Júnior Santos, que veio do banco de reservas, fez jogada individual e tentou dar o passe para Matheus Martins, mas foi interceptado por Alan Franco, mas a bola voltou a procurar o atacante que, com o gol aberto, finalizou fazendo o terceiro gol. Júnior foi o artilheiro da Libertadores e curiosamente fez o primeiro gol do alvinegro no início da competição. Ainda pela pré-Libertadores, também fez o gol para selar o título. O jogador não conteve a emoção pois teve um ano difícil por conta de uma fratura na perna esquerda que o afastou dos gramados por quatro meses.


Os sentimentos dos torcedores do Botafogo estavam totalmente aflorados e, quando o juiz apontou o fim de jogo, um grito de campeão entalado na garganta alvinegra fazia 29 anos se ouviu pelo mundo. Juntamente com a frase que vem sendo o mantra dos botafoguenses desde o ano passado, “É tempo de Botafogo”.


Botafogo campeão da Copa Libertadores 2024. Créditos: Twitter @LibertadoresBR

Com a conquista da competição sul-americana, o Botafogo ganhou um prêmio em dinheiro de aproximadamente 134 milhões de reais e também uma vaga para a disputa do mundial de clubes que será realizado no Catar. No dia 11 de dezembro, o clube de General Severiano irá enfrentar o Pachuca do México, estreando na competição.

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Bianca de Sousa
Bianca de Sousa
Dec 02
Rated 5 out of 5 stars.
Like

Vinicius Moraes
Vinicius Moraes
Dec 01
Rated 5 out of 5 stars.

Ottcedor botafoguense ontem enchendo a cidade de fumaça.

Like
bottom of page