“Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir. Tenho muito pra contar, dizer que aprendi…”
Azul da cor do mar, é um dos marcos da MPB, eu poderia dizer também que é a peça fundamental de um compositor, cantor e músico, que marcou uma geração e que suas músicas tocam corações até hoje.
Tim Maia, que dispensa apresentações, escreveu ‘Azul da cor do mar’, uma música poética, que aborda sonhos, decepções e esperança.
Mas, você sabia, que essa música foi inspirada em um pôster?
Em uma fase difícil e situação financeira bem precária, Tim se vê sozinho no apartamento que dividia com seus dois amigos, que tinham viajado para fazer shows em Salvador e Recife. Nessa época, Tim praticamente dormia no sofá da sala, e quando se viu sozinho no apartamento, resolveu ir para um dos quartos pra dormir melhor.
Chegando no quarto, ele se depara com um pôster que estava na parede, uma praia linda no Taiti, ele se encantou por aquele pôster.
Nesse cenário, Tim sentiu raiva e tristeza por ter sido esquecido, e começou a se imaginar naquela paisagem do pôster.
Acompanhado de um violão e um gravador, Tim começou a se inspirar naquela praia do pôster, e a colocar pra fora tudo que estava sentindo, como se de fato o MUNDO INTEIRO O PUDESSE OUVIR.
Quando os amigos voltaram de viagem, Tim mostrou pra eles a música; um de seus amigos, Fabio, disse: “Meu irmão, tu acabas de compor o maior sucesso da tua vida.”
‘Azul da cor do mar’, foi gravada por Tim Maia, em seu primeiro disco de sucesso, no ano de 1970, curiosamente, outros sucessos fizeram parte desse mesmo álbum, músicas como ‘Primavera' e ‘Eu Amo Você’.
Tim conseguiu transformar tudo que estava sentindo em arte, e arte daquelas que todo mundo para pra admirar, daquelas que você ouve e pensa: UAU!
E você, meu caro leitor, o que falaria se o mundo inteiro pudesse te ouvir?
Sarah Cavalcante.
❤️
Sou fã demais, todas as músicas desse cara são incríveis
Essa música e muito linda ❤️
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 linda música.