Victoria 's Secret anuncia sua volta, será que é bom, ou não?
Oi, pessoal! Esse texto é importante para você refletir sobre um recente acontecido no mundo da moda.
A última notícia sobre a volta da marca Victoria 's Secret tem gerado muitas discussões na internet, principalmente devido à promessa da empresa em ser mais inclusiva, diversificada e respeitosa em seus fashions shows, já que a marca teve seu cancelamento graças aos diversos casos de assédio que aconteciam nos bastidores que foram expostos e reclamações da falta de inclusão, já que a mesma possuia poucas modelos de outras etnias, trans e muito menos modelos plus size, já que a única modelo plus size a desfilar na marca foi Barbara Palvin que é uma mulher magra. Victoria 's Secret, conhecida por seu glamour, estética e padrão de beleza presentes nas passarelas e campanhas admirados pelas mulheres e até por nós meninas da época, anunciou um novo objetivo, se afastar de antigos estereótipos e abraçar uma representação mais ampla da feminilidade em seu retorno.
Essa tentativa de mudar causou diversas reações, com muitas críticas, manifestações de ódio e preconceito vindas de diferentes esferas da sociedade. Alguns argumentam que a inclusão proposta pela Victoria 's Secret é apenas uma estratégia de marketing, apenas para conquistar novos admiradores e conseguir sua reputação de volta. Muitos acreditam que a marca está perdendo sua identidade tentando se adaptar aos novos padrões e dando ouvidos aos “militantes”. E outros aprovam a volta da marca por um apego ao passado, mas que não seria aceitável que ela voltasse com modelos de corpos diversos, e sim com o padrão de magreza dos anos 2000 e 2010.
Esses discursos de ódio e preconceito são coisas que a sociedade luta para mudar, mas insiste em persistir graças a pessoas ultrapassadas, que querem viver sem buscar uma forma de evoluir na moda para conseguir mais diversidade e beleza em todas as suas formas. Padrões de beleza irreais, discriminação baseada em aparência e falta de representatividade continuam sendo assuntos muito debatidos na internet.
A decisão da Victoria 's Secret de ser mais “inclusiva” e “diversa” pode ajudá-la a promover sua imagem novamente, mesmo que seja uma representatividade falsa.
Uma representação positiva de diversidade pode ser bom no futuro e uma ajuda para desconstruir o preconceito de muitas pessoas. A marca tem a oportunidade de usar sua antiga influência e alcance global para desafiar seus antigos padrões e ainda recuperar sua reputação perdida. Reputação essa que envolve crimes seríssimos cometidos pelos administradores desta marca.
A busca da Victoria's Secret em mudar e se adaptar aos novos tempos, é necessária para um futuro com mais inclusão e representatividade, indo além de apenas aqueles discursinhos que todos nós estamos acostumados em ouvir e sendo parte do mini conjunto de empresas de beleza e moda valorizando todas as formas de beleza. Somente assim a marca poderá merecer a confiança do público atual, que é cada vez mais exigente e diverso.
Ellén Brito
Comments