top of page
Fabi Marins

A mostra "Cinema é Cachoeira - os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio" chega no Rio dia 08/08

A noite de abertura da mostra será especial, com a exibição do longa Mugunzá”, no Estação NET Rio, e contará com a presença dos atores Fabrício Boliveira e Elisa Lucinda, além do compositor Moreira para um debate sobre encenação e música.


Por Fabi Marins


um homem preto de blusa branca em um trecho de cena do filme Mugunzá.
"Mugunzá" / Foto: Divulgação Assessoria

A cinematografia contemporânea do Recôncavo Baiano, sob o olhar dos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio, chega ao Rio de Janeiro com a primeira edição da mostra "Cinema É Cachoeira – Os Filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio".


De 08 a 14 de agosto, o Estação NET Rio exibirá uma seleção de produções premiadas, celebrando a diversidade cultural, social, histórica e geográfica da região.


A coprodução entre Rosza Filmes e Elo Studios destaca cinco longas-metragens codirigidos por Ary Rosa e Glenda Nicácio: “Café com Canela” (2017), “Ilha” (2018), “Até o Fim” (2020), “Voltei!” (2021) e “Mugunzá” (2022).


A mostra abrirá em grande estilo na próxima quinta-feira, 08/08, com a exibição inédita de “Mugunzá” às 19h, seguida por um debate com os atores Fabrício Boliveira e Elisa Lucinda, além do compositor Moreira, às 21h.


"Mugunzá", protagonizado por Fabrício Boliveira e Arlete Dias, narra a história de Arlete, que, ao acordar, se depara com a perda de um amor, um filho e sua casa, e busca justiça.


"Café com Canela" (2017) retrata o reencontro entre Margarida, que vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho, e Violeta, que segue sua vida em Cachoeira, enfrentando adversidades e traumas do passado. Este processo de transformação é marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.


"Ilha" (2018) é um drama estrelado por Aldri Anunciação e Renan Motta, onde Emerson, um jovem da periferia, sequestra Henrique, um premiado cineasta, para realizar um filme sobre sua história na ilha, um lugar de onde os nativos nunca conseguem sair.


"Até o Fim" (2020) destaca o reencontro de quatro irmãs que se reúnem para esperar a morte do pai hospitalizado, um momento que se transforma em desabafos e reconhecimentos, já que elas não se viam desde a morte da mãe, há 15 anos.


"Voltei!" (2021) é uma ficção e fantasia que se passa no Brasil de 2030, onde as irmãs Alayr e Sabrina ouvem no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas pela irmã Fátima, que volta dos mortos para confraternizar nesta noite histórica.


Durante a maratona de filmes, o público poderá acompanhar nas telonas atuações de grandes nomes do cinema brasileiro como Fabrício Boliveira, Aldri Anunciação, Babu Santana, Valdinéia Soriano, Renan Motta, Maíra Azevedo, Arlete Dias, entre outros importantes atores. A classificação indicativa varia de acordo com cada filme e temática das obras.


Os cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio, que vivem e trabalham no Recôncavo Baiano, destacam a importância da mostra:


"Acreditamos que estes filmes dialogam com os atravessamentos que ocorreram no país durante os períodos de produção, e que afetaram diretamente as nossas histórias”.

A lista de cidades e de cinemas participantes será continuamente atualizada aqui.


Serviço:

Mostra "Cinema É Cachoeira – Os Filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio"

Local: Estação NET Rio, R. Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo, RJ

Período: 08/08 a 14/08

Abertura: 08/08, exibição de “Mugunzá” às 19h, debate às 21h

Ingressos: Disponíveis no site do Grupo Estação

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page