top of page
Faby Souza

70 anos de muita luta e resistência, celebra professor-doutor babalawô Ivanir dos Santos



No último domingo, 14 de julho, o autor do livro "Marchar não é caminhar", professor-doutor babalawô Ivanir dos Santos, celebrou 70 anos de muita luta e resistência, uma jornada marcada pela fé, pela justiça e pela igualdade. Desde muito jovem, cresceu no Rio de Janeiro, em meio a desafios e obstáculos, nunca perdeu a motivação em mudança de vida e sempre teve um desejo de transformação social. Sua militância pela defesa das religiões de matriz africana é ativa. Por conta dela, fundou a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e o Centro de Articulações de População Marginalizada (Ceap), a fim de promover espaço de resistência, fortalecimento, lutando contra o preconceito e promovendo a inclusão social.

A celebração foi realizada no Museu do Samba, na Mangueira, cenário lindo e histórico da cultura afro-brasileira. A festa contou com a presença de autoridades, artistas e amigos de luta: a deputada federal Benedita da Silva, o ator Antônio Pitanga (marido de Benedita), Padre Gegê, Mãe Márcia Marçal, Mônica Francisco (Educafro), Cláudia Vitalino (Unegro), Geraldo Coelho (Frente Favela Brasil), Sérgio Niskier (jornalista), Jacques D'Adesky (antropólogo), Pastora Neuly Barros, Vantoen Pereira Jr. (fotógrafo), Zezinho e Willian Reis (conselheiros do AfroReggae), o ator Déo Garcez, Carolina Santos (roteirista da TV Globo), Viviane D’Avilla (documentarista), Ana Paula Brasil (gerente de valor social da Rede Globo), Totinho Capoeira, Humberto Adami (Ordem dos Advogados do Brasil - OAB), além de familiares e uma gama de outras lideranças.

Vários elementos contribuíram para a festividade, realizada num ambiente repleto de alegria e emoção que fortaleceu a rede de solidariedade que caracteriza a militância de Ivanir dos Santos. Como bem pontuou o ator Déo Garcez - “Obrigado pela sua história e trajetória de resistência e caminhada cheia de ações concretas a partir da luta social, racial e reparação da nossa ancestralidade.”



Dos muitos convidados, um retrato de sua dimensão, construído há décadas - “Uma grande felicidade em celebrar a vida desse querido líder religioso e quadro político na luta por justiça social e igualdade racial. Melhor ainda é celebrar esse momento de vida ao lado do Kleber Lucas, da Helena Teodoro, da nossa griot e do Antônio Pitanga”, afirmou Benedita da Silva.  




"Aos 70 anos, olho para trás com gratidão e para frente com esperança. Agradeço profundamente a todos que têm caminhado ao meu lado. Que possamos continuar essa jornada juntos, sempre com coragem e determinação”, declarou Ivanir.

 

Ivanir dos Santos permanece firme em sua missão de transformar a realidade social do Brasil, entrega um legado e é hoje a base de inspiração para futuras gerações. 


Faby Souza



1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Dinho Meriti
Dinho Meriti
Jul 19
Rated 5 out of 5 stars.

Meus parabéns minha amiga Faby, você é diferenciada!

Like
bottom of page