O ator estadunidense Gene Hackman deixou sua marca na história do cinema contemporâneo e influenciou diferentes gerações de atores ao longo das décadas. O artista premiado faleceu nesta semana, e nós vamos relembrar alguns de seus trabalhos mais impactantes.

A Conversação (1974)
Escrito e dirigido por Francis Ford Coppola, esta obra-prima traz Gene Hackman no papel de Harry Caul, um especialista em vigilância contratado para espionar e grampear um casal que se encontra numa praça. Ele se depara com um dilema moral quando sua gravação clandestina revela um assassinato em potencial. De uma época em que os filmes populares tinham mais tempo para desenvolver suas tramas, A Conversação é um thriller que se apresenta como um drama e te envolve em um suspense criminal de ritmo crescente e de tirar o fôlego. Coloque na sua lista, porque este filme é imperdível!
Super-Homem: O Filme (1978)
Gene Hackman estrela como o supervilão Lex Luthor nesta adaptação clássica dos personagens das histórias em quadrinhos da DC Comics. Lex Luthor é um gênio científico e bilionário que usa todo seu poder para destruir o Super-Homem. O filme é estrelado por Christopher Reeve como Clark Kent/Super-Homem, ator que marcou o mundo com o papel e com a trágica história do acidente que pôs fim à sua carreira. Marlon Brando interpreta o pai de Super-Homem, e Margot Kidder dá vida à Lois Lane, a mulher pela qual Clark Kent é apaixonado. Super-Homem: O Filme foi um sucesso de crítica e bilheteira, e levou o Oscar de Melhor Efeitos Especiais.

Mississipi em Chamas (1988)
Mississipi em Chamas conta a história de dois agentes do FBI que vão ao Mississippi investigar o desaparecimento de ativistas pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. O filme se passa em uma época em que a segregação havia sido banida, mas o Ku Klux Klan ainda se mantinha ativo dentro e fora da lei. Alan Ward (Willem Dafoe) e Rupert Anderson (Gene Hackman) são bem recebidos em uma pequena cidade, mas se deparam com o comportamento arisco e suspeito por parte de membros da polícia e cidadãos envolvidos com a Klan. Dafoe e Hackman se completam ao interpretarem uma dupla de agentes com temperamentos completamente opostos. O filme recebeu dezenas de indicações e prêmios em festivais ao redor do mundo, incluindo o Oscar de Melhor Fotografia.
Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
Um dos últimos trabalhos de Gene Hackman antes de sua aposentadoria, esta obra de Wes Anderson conta a história de uma família aristocrática e seus dramas pessoais. Gene Hackman estrela como Royal Tenenbaum, um patriarca irresponsável que se separa da esposa e vê seus filhos crescerem, se tornarem adultos bem-sucedidos e o deixarem de lado. Esta comédia fenomenal traz o melhor de Wes Anderson, com uma trama recheada de humor ácido, cinismo e complicações familiares. A paleta de cores e a estética do filme são hipnotizantes, com cenários e enquadramentos envolventes, inseridos em uma narrativa dinâmica e momentos não lineares. Os Excêntricos Tenenbaums conta com atuações brilhantes de atores que são presença constante nos filmes de Anderson, além de participações surpreendentes. Bill Murray, Gwyneth Paltrow, Ben Stiller, Anjelica Huston e Owen Wilson fazem parte deste clássico cult. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, e Gene Hackman foi premiado como Melhor Ator pela Associação de Críticos de Cinema de Chicago e pelo Instituto Americano de Cinema.

Operação França (1971)
E o Oscar de Melhor Ator vai para... Gene Hackman! O ator interpreta o detetive Jimmy "Popeye" Doyle neste suspense policial que marcou uma geração de fãs de cinema. Após o fim da censura comercial do Código Hays, que impunha certos limites morais no cinema, os anos 70 trouxeram uma onda de filmes violentos, mórbidos e com um forte cinismo, apresentando um mundo corrupto, cruel e injusto. Operação França é um dos filmes que marcou o início dessa nova era no cinema, ao lado de outros clássicos como Taxi Driver e O Poderoso Chefão.
Os Imperdoáveis (1992)
Os Imperdoáveis é um faroeste contemporâneo que se passa em uma cidade violenta, onde o xerife Daggett (Hackman) pune um cowboy por ferir gravemente uma prostituta, gerando uma série de consequências na cidade. O filme conta a história de um jovem pistoleiro idealista que recorre à ajuda do bandido aposentado Will Munny (Clint Eastwood). Escrito e dirigido por Clint Eastwood, o filme conta com a participação de Richard Harris, Morgan Freeman e Gene Hackman, que levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação.

Gene Hackman
Gene Hackman nasceu em 1930 na Califórnia, Estados Unidos, e foi um dos maiores atores de cinema de sua geração. Premiado mundialmente ao longo de sua carreira, Gene Hackman se aposentou em 2004 e, desde então, viveu com sua esposa Betsy Arakawa em Santa Fé, Novo México, onde faleceu em fevereiro de 2025.
Commentaires