top of page

05 filmes essenciais do diretor David Fincher

Gabriel Ramiro

David Andrew Leo Fincher é um diretor de cinema estadunidense nascido em 1962. Aos 18 anos, começou a trabalhar na Industrial Light and Magic - ILM, empresa de seu ídolo George Lucas, e em 1992, David Fincher deu início a sua carreira como cineasta ao dirigir Alien 3. Nesta lista, vamos conferir alguns títulos essenciais do diretor.


O Clube da Luta (David Fincher)
Brad Pitt como Jack Tyler, em O Clube da Luta. Foto: Reprodução

O Clube da Luta (1999)

A primeira regra do Clube da Luta... É nunca falar do Clube da Luta. Ironicamente, se você não conhece o filme, pelo menos já ouviu falar dele. Um dos maiores sucessos de público e crítica do cinema contemporâneo, O Clube da Luta é estrelado por Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter.

O filme conta a história de Jack Moore, um homem sozinho e neurótico que conhece Jack Tyler, um carismático vendedor misterioso, que o apresenta a um grupo de pessoas que se reúnem secretamente para lutar entre si e causar pequenos atos de terrorismo social que se escalam gradualmente.


Os Sete Pecados Capitais (1995)

Dois agentes do FBI investigam uma série de assassinatos grotescos cometidos por um homem até então desconhecido e descobrem que os crimes são inspirados nos sete pecados capitais da Bíblia Sagrada. Quando descoberto e colocado em julgamento, o assassino afirma que têm planos maiores em relação aos agentes que o investigam, ameaçando revelar a maldade que existe dentro deles. Estrelado por Morgan Freeman, Brad Pitt, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey, esta obra permanece como um dos títulos mais reverenciados do diretor David Fincher.


Quarto do Pânico (David Fincher)
Kristen Stewart e Jodie Foster em O Quarto do Pânico. Foto: Reprodução

Quarto do Pânico (2002)

Meg Altman é uma mulher recém divorciada que assume todas as responsabilidades sobre Sarah, sua filha doente, para si mesma. Durante um assalto à sua residência realizado por uma gangue extremamente perigosa, as duas mulheres se trancam em um quarto do pânico, mas elas têm um problema: a pequena Sarah está sem seu remédio e pode ter uma convulsão que vai levá-la a morte. Agora, só resta a Meg tentar sair escondida, negociar ou enfrentar os criminosos para chegar até a dose de remédio que pode salvar a vida de sua filha. Meg Altman é interpretada por Jodie Foster no auge de sua carreira, enquanto Sarah é um dos primeiros papéis da atriz Kristen Stewart, aos 12 anos de idade.


Zodíaco (2007)

Um jornalista obstinado não desiste encontrar a verdadeira identidade do assassino em série intitulado como Zodíaco, enquanto o criminoso provoca as autoridades e jornalistas com telefones duvidosos e mensagens criptografadas. Baseado nos livros de Robert Graysmith, o filme é baseado na história real do caso do assassino do Zodíaco, bem como dos jornalistas e policiais envolvidos diretamente na investigação. O filme conta com a atuação de Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.


A Rede Social (David Fincher)
Jessie Eisenberg como Mark Zuckenberg. Foto: Reprodução.

A Rede Social (2010)

Inspirado na história real de Mark Zuckenberg e da ascenção da rede social Facebook, o filme foi escrito pelo notório roteirista Aarok Sorkin e o autor Ben Mezrich. e estrelado por Jesse Eisenberg. A história começa em 2003, dando ênfase nas dificuldades de socialização de Mark Zuckenberg durante sua juventude, e em seu relacionamento problemático com a mulher que ele ama. Vários acontecimentos do filme foram contestados não só pelo próprio biografado, mas por outros envolvidos nos acontecimentos relatados. A Rede Social recebeu diversos prêmios, incluindo Globo de Ouro por melhor direção e o prêmio BAFTA por melhor roteiro.


David Fincher em outras mídias

Além de sua vasta filmografia que se manteve relevante ao longo das décadas, David Fincher também dirigiu videoclipes musicais e trabalhou com aristas como Madonna, Rolling Stones e Michael Jackson. Além disso, dirigiu e produziu as séries House of Cards e Mindhunder, e também participou como diretor no primeiro episódio da minissérie Love, Death & Robots.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page
pub-9353041770088088