O Museu promete encantar o público com exposições, oficinas criativas e educacionais, eventos culturais e seminários que incentivam o debate sobre futuros possíveis.

Por Fabí Márins

Um dos aparatos da exposição Experimenta Ciência. Foto: Leandro Ferreira

O Museu do Amanhã preparou uma programação diversificada e especial para o mês de julho, aproveitando o período de recesso escolar. Com atividades voltadas para todas as idades, o Museu promete encantar o público com exposições, oficinas criativas e educacionais, eventos culturais e seminários que incentivam o debate sobre futuros possíveis.

Destaques da Programação

Experimenta Ciência

A recém-inaugurada exposição Experimenta Ciência é um dos grandes destaques do mês. Desenvolvida em parceria com o SESI Lab, a mostra oferece uma experiência interativa e lúdica, onde visitantes podem explorar princípios científicos como ilusões de ótica e circuitos elétricos, tornando o aprendizado divertido para todas as idades.

Brincar é Ciência

Oficinas e experimentações especiais do projeto Brincar é Ciência acontecerão às terças-feiras, sábados e domingos, com inscrições gratuitas. As crianças poderão participar de atividades como colagens, criação de hologramas, autorretratos e confecção de boi-bumbá. Uma oficina especial sobre a história do futebol será realizada, atraindo os mini-fãs do esporte. A programação completa está disponível no site do Museu.

Exposição CyberFunk

A exposição CyberFunk, com curadoria do artista e pesquisador Pedro Pessanha, estreia em 12 de julho. Apresentada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) e Santander Brasil, a mostra explora o universo do funk através de uma realidade paralela criada por artistas convidados, destacando as relações entre o corpo negro, o Rio de Janeiro e as tecnologias da diáspora.

Resenha dos Vizinhos com o Baile Black Bom

No dia 6 de julho, das 17h às 22h, o evento Resenha dos Vizinhos com o Baile Black Bom celebra a cultura afro por meio da dança e da música. A entrada é franca, com retirada de ingressos online.

Encontros Para os Amanhãs

A série de seminários Encontros Para os Amanhãs retorna em julho, trazendo nomes de referência para discutir temas emergenciais sobre futuros possíveis. Na edição especial em parceria com a editora Bazar do Tempo, a antropóloga peruana Marisol de la Cadena e Fernanda Kaingáng, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, debaterão com a filósofa Alyne Costa. Após a mesa, haverá sessão de autógrafos do livro Seres-terra – Ecologias das práticas nos mundos andinos.

Programas de Formação e Inovação

O Museu do Amanhã segue investindo na formação em ciências e sustentabilidade. A 6ª edição do Programa Mulheres na Ciência e Inovação abre inscrições em 25 de julho, premiando pesquisas inovadoras. O projeto Meninas de 10 anos também retorna, promovendo diálogos sobre a representatividade feminina na ciência e questões ambientais urgentes. Inscrições gratuitas até 7 de julho estão disponíveis no site do Museu.

Exposição Experimenta Ciência

Datas: Durante todo o mês

Ingressos: online ou na bilhteria do Museu

Oficinas Brincar é Ciência

Datas: De 09 a 30/07, terças, sábados e domingos

Inscrições: Gratuitas no site do Museu

Exposição CyberFunk

Data de Estreia: 12 de julho

Local: Museu do Amanhã

Resenha dos Vizinhos com o Baile Black Bom

Data: 6 de julho, das 17h às 22h

Ingressos: Gratuitos com retirada online

Encontros Para os Amanhãs

Data: a partir de 18/07

Local: Auditório do Museu do Amanhã

Programa Mulheres na Ciência e Inovação

Inscrições: a partir de 25 de julho

Projeto Meninas de 10 Anos

Inscrições: Gratuitas até 7 de julho

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro

Para mais informações e a programação completa, acesse o site do Museu do Amanhã.

E aí, bora nessa?

Rio+Agro 2025: sustentabilidade, inovação e negócios marcam o encontro no Rio de Janeiro

Em outubro, a Feira Toblu fará sua edição solidária

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version